LIVRO – COPACABANA CITY BLUES – POCKET
LIVRO – PEQUENOS RELATOS DA OPRESSÃO 2018 – POCKET FINAL
Depois de um primeiro tempo equilibrado nos primeiros 30 minutos, o Fluminense dominou o terço final do primeiro tempo e até acertou uma bola no travessão. Entretanto, não havia aquela pegada em campo que é fundamental na Copa do Brasil, nem a velocidade fundamental em partidas decisivas. Recuado, o Avaí jogava em casa pelo resultado. Assim o fez.
Na volta, a coisa degringolou de vez. Muito antes do Avaí marcar seu gol, ao Flu faltava o poder de decisão mesmo dominando o jogo: a criação de jogadas perigosas, a atitude na área, a definição. Sornoza esteve abaixo de seu padrão habitual, Marcos Júnior também. Quando o time catarinense abriu o marcador, confirmou sua classificação. As substituições tricolores foram inócuas, especialmente a da entrada de Dudu – expulso de forma esdrúxula com seis minutos em campo. E nenhuma delas deu a sensação de que se poderia mudar o panorama da partida: se jogássemos 270 minutos, talvez o gol não saísse.
Algumas lições são evidentes e modestamente repetidas à exaustão neste espaço: sem os jogadores de reforço para zaga, meio e especialmente a finalização, o Fluminense não tem como alçar qualquer voo longo. Resta saber quando o presidente do clube moverá suas peças – ou pedras, conforme o ponto de vista. E quando passará a escutar as pessoas que o elegeram, e que conhecem de futebol.
Não houve vergonha, caos, barbaridade, humilhação, nada disdo na derrota nesta quinta. Houve, isso sim, aridez técnica, limitação, escassez de recursos. O Flu não seguiu adiante porque já tinha perdido o primeiro jogo – geralmente um desastre na Copa do Brasil – e perdeu novamente. Foi inferior, mereceu ser eliminado. Com todo respeito ao respeitável time catarinense, se perdemos duas vezes não há o que contestar.
Ainda há tempo para salvar o avião, mas não muito. Estamos no meio de março. Jogar a Sul-Americana sem reforços nas posições carentes é apenas fazer figuração até a hora do tchau. O Brasileiro começa daqui a um mês.
Panorama Tricolor
@PanoramaTri @pauloandel
#JuntosPeloFlu
Imagem: rap
#MariellePresente
“Algumas lições são evidentes e modestamente repetidas à exaustão neste espaço”
Estamos recebendo grandes lições desde 2013, mas parece que não se aprendeu nada.
ST