Tricolores de sangue grená, depois do show tricolor no Maraca contra o Atlético Nacional, em noite de gala do menino João Pedro, o Fluminense voltará suas atenções, ainda que brevemente, para o Campeonato Brasileiro. A maratona que vamos encarar é um baita teste para o elenco e suas possibilidades, com viagens que totalizam uns doze mil quilômetros aproximadamente (incluindo aí o deslocamento até Medellín, claro). Como vamos performar com todo esse desgaste é o que definirá o que podemos aguardar mais adiante nas competições que disputamos. O Bahia, nosso adversário deste domingo, é forte em seus domínios, tendo vencido as partidas contra Corinthians e Avaí em casa. Todavia, perdeu para Botafogo e Atlético-PR fora, e seu melhor resultado atuando longe da Fonte Nova foi um 0 a 0 contra o São Paulo. No meio de semana, porém, conseguiram uma expressiva vitória contra o time paulista no Morumbi pela Copa do Brasil, então, é bom abrirmos o olho.
Vejo a equipe baiana com desempenho bastante irregular, e acredito que se jogarmos em Salvador da mesma maneira que contra o Cruzeiro e contra o Atlético Nacional, mesmo com as ausências de Allan e Luciano (suspensos pelo terceiro amarelo), a chance de um resultado positivo são grandes. Não enxergo nenhuma equipe no Brasil com futebol superior a este que o Flu vem praticando no momento. Acredito que conseguimos jogar de igual pra igual com qualquer time da Série A e buscar a vitória, seja dentro de casa ou fora (Grêmio que o diga). A sequência do Brasileirão não é nada fácil: pegamos o Athletico (nome horroroso) no outro domingo lá na Arena da Baixada, e no domingo seguinte enfrentaremos a mulambada (inicialmente no Maracanã, mas se o jogo for vendido para Brasília, haja viagem). Por fim, vem o confronto contra a Chape na Arena Condá, no último compromisso antes da pausa para a Copa América. E, no meio disso tudo, os dois jogos decisivos contra Atlético Nacional e Cruzeiro.
Nosso treinador já sinalizou que, mesmo sem Allan, vai manter a formação que vem dando certo. Eu concordo com ele: em time que está ganhando, não se mexe. Porém, deixar o Pedro no banco no último jogo que ele fará pelo Flu antes da Copa América não me parece certo. Se ele tem condições de jogo, tem que ser titular. Ele e João Pedro podem jogar juntos, e eu penso que esta dupla merece pelo menos um test drive. Todavia, colocar o Igor Julião na lateral esquerda me parece meio arriscado… melhor que volte o Mascarenhas, né? Afinal, pra readquirir ritmo de jogo, só jogando. Agenor, o gordinho catador, vem se firmando, e o resto do time já sabemos de cor. Vamos pra cima do Bahia, rumo aos nove pontos, subindo a ladeira do Brasileirão. Temos que tirar a diferença para o líder e é sempre bom começar cedo esse processo. Afinal, meus amigos, a maneira como esse onze joga não nos deixa dúvidas: vamos lutar por todas as taças que disputamos! É hora da torcida acreditar também e comprar esse barulho!
Curtas:
– Essa cláusula de cancelamento da venda do João Pedro poder ressarcir o Watford com R$ 90 milhões (20 milhões de euros) é dose pra leão. Não tem jeito, já perdemos nosso novo craque. Porém, dá pra fazer mais dinheiro com ele, com certeza. Com seu desempenho elevadíssimo, não faltarão gigantes europeus endinheirados interessados no moleque. Basta ver quem vai pagar mais e descontar a parte da multa do clube inglês. Se vier um deles oferecendo, por exemplo, 40 milhões de euros (embora esse valor ainda seja baixo), o negócio já será lucrativo para o Flu. Que o novo presidente, seja ele quem for, consiga tirar o máximo dessa negociação e, quem sabe, ainda obtenha um empréstimo do menino JP para a Libertadores de 2020.
– Nessa quinta-feira aconteceu algo que faltava há algum tempo: uma vitória convincente e deslumbrante num dia em que a torcida se mobilizou para ir em peso. Tudo bem que menos de 30.000 presentes não parece muito (ainda assim foi a maior presença de torcedores nas partidas de times brasileiros no meio de semana), mas público chama público. A chance das próximas partidas encherem mais é grande. Das últimas vezes que a torcida se fez presente em grande número, o time decepcionou em campo. Os ventos mudaram.
– Palpites para os próximos jogos do Flu: Bahia 0 x 2 Fluminense; Atlético Nacional 1 x 3 Fluminense.
Panorama Tricolor
@PanoramaTri
#credibilidade