“Antiguidade é posto.”
Esta é uma frase que com certeza desperta a dúvida na cabeça de muitas pessoas. Será que só porque eu já estou a mais tempo em algum lugar, tenho que ter prioridade me relação a quem acabou de chegar? Por um lado sim, pois a experiência pode ser decisiva em certos momentos. Mas se não dou chance pra quem é novo, como essa pessoa vai adquirir tal experiência?
“O colunista enlouqueceu, o que isso tem a ver com o Fluminense?”
Deve estar pensando você neste exato momento. Calma, eu explico!
Outro dia estava dando uma olhada no site do Fluminense e um fato me chamou muito a atenção. Todos… Eu disse exatamente todos os titulares do time base titular do Flu neste Brasileirão têm pelo menos dois anos e meio de clube. Está surpreso? Então lá vai:
- Cavalieri: 3 anos e meio.
- Bruno: 3 anos e meio.
- Gum: 4 anos e 9 meses
- Elivélton: é da divisão de base, mas está integrado ao elenco profissional há 3 anos e meio.
- Carlinhos: 4 anos.
- Diguinho: 5 anos e 3 meses.
- Jean: 2 anos e meio.
- Wagner: 2 anos e meio.
- Conca: somando as duas passagens, 4 anos.
- Sóbis: 2 anos e 10 meses.
- Fred: 5 anos e 2 meses.
E mais: se calcularmos a média de “antiguidade” do time, dá algo em torno de 45 meses por jogador, ou seja, 3.77 anos. Dei uma pesquisada e não existe time no Brasileirão com tal particularidade.
Como diria o velho poeta, este fato pode ser uma “faca de dois legumes”. Um time envelhecido, acomodado e sem motivação, dirá o pessimista. Já para o otimista, é um fator extremamente positivo, pois já é um time entrosado que se conhece e tem uma identificação e um respeito muito maior não só pelo Clube, como também pela torcida. Sou um destes.
Outro fato – na minha visão, negativo – também vale ser ressaltado. Apenas um titular do time (Elivélton) é proveniente das divisões de base. E este jogador é o que mais tem chances de perder a vaga, com as contratações do Fabrício e do Henrique. Isso me chamou muita atenção, pois nos últimos anos o Fluminense tem faturado tudo nas divisões de base, de Taça Guanabara a Mundial. Onde está o “erro”neste processo? Confesso que não sei explicar.
Outros Pitacos
Pela primeira vez na “Era Cristovão” nosso time não jogou bem. Num campeonato tão longo, essa oscilação é extremamente normal. Pelo menos vencemos, o que foi importantíssimo para nos mantermos no topo.
O que está jogando o Gum é uma enormidade! Fosse ele do Flamengo ou Corinthians, já teria jornalista pedindo sua convocação.
Como é fraquinho esse goleiro Felipe, hein? No pouco que vi no ano passado, o Kléver da um banho nele!
Ainda é cedo, mas acho que o Cruzeiro será o time a ser batido (por nós) neste campeonato.
Obrigado, Washington! Descanse em paz, Negão…
Panorama Tricolor
@PanoramaTri @Pedromachad0