A nobre arte da zoação (por Beto Meyer)

Estava eu, ontem, num botequim perto de casa, quando chegou um botafoguense chato “bagarai” e começa a me zoar.

“Ei tricolete, é líder mas não tem título internacional”.

Tricolores, vejam vocês: é ou não é hilário? Tive que rir e dar os parabéns à nobre figura que me zoou. O cara é guerreiro. E é exatamente isso que ainda alimenta a graça do nosso futebol. Se acabarem as zoações, a rivalidade regional (que é muito alimentada pelos criticados Campeonatos Estaduais), o futebol vai ficar bege, sem sal, o tal do “politicamente correto”, expressão que arrepia meus parcos cabelos.

Somos líderes do campeonato mais difícil do planeta. Não é fácil vencer as distâncias continentais do nosso país em Boeings 737 para jogar a 2.000 kmde distância. Não é fácil ter que disputar um campeonato com 12 times grandes, em condições reais de disputar de igual para igual entre eles. E mesmo assim abrimos considerável distância do segundo colocado. E vem um botafoguense me zoar…

Eu, particularmente, através da minha conta no Twitter, procuro sempre brincar com torcedores adversários em alto nível. Tem torcedor “arco-íris” que leva na boa, a grande maioria, mas tem gente que se ofende. E, em grande parte, são adolescentes ou jovens de menos idade.

Há uma certa intolerância pela brincadeira, pelo oba-oba.

Eu sou torcedor.

Eu tenho o divino direito constitucional de declarar meu time campeão com trocentas rodadas de antecedência.

Repito: sou TORCEDOR.

Jogadores, dirigentes, comissão técnica, estes sim, devem colocar os pés no chão e partir para o discurso “do nada ganho ainda.”. Nosso novo blogueiro do Globo Esporte, o grande Gustavo Albuquerque, vem postando “SEREMOS CAMPEÕES” todas as semanas. E vem sendo muito criticado por isso. Pô! O cara é torcedor, cacete. E nos defende. Não vai ser o “mala” do Mulamberg, que posta no mesmo portal para o time da Paty Horcades, que vai nos defender.

Tenho vários amigos do peito que são conservadores. Do tipo “vamos calçar as sandálias da humildade” e mais umas duas dezenas de clichês parecidos.

Eu respeito. Mas não concordo.

E gostaria de pedir que patrulhamentos ideológicos sejam varridos para debaixo do tapete até que este campeonato esteja finalizado, daqui a umas 6 rodadas (estamos na 27).

Vamos chegar ao botequim e zoar na boa, vamos colocar nossa condição de líderes na mesa, gritar “GOL DO FRED!”.

Nós somos torcedores.

E como tal, devemos deixar aflorar esta paixão que nos une e que nos torna uma família, mesmo que virtual.

Saudações Tricolores

Beto Meyer

Panorama Tricolor/ FluNews

@PanoramaTri @torcidatricolor

Contato: Vitor Franklin

17 Comments

  1. Eu não sou muito de zoação e, também, um pouco apelão. Até levo na boa quando o cara mostra, única e exclusivamente, o desejo de brincar. No entanto, se percebo que ultrapassa isso, parto para o bate-boca. Eu não tenho a menor classe nessas horas (acho que nem em outras), mas vou tentar aprender nos próximos 50 anos.

  2. Fala Beto !
    Sei que vc e Tricolor doente e creio que considere nosso titulo de 52.
    Me tira uma duvida por obsequio: Quando o bostafoguense te sacaneou, vc acredita que ele sabia sobre nosso Mundial, e zuou porque grande parte da midia nao reconhece (bem como nossos adversarios), ou ele nunca tinha ouvido falar em tal coisa e pensava o Flu nao ter nenhum titulo internacional realmente ?
    Obrigado !!
    ST

    1. Sabia sim, claro, mas disse que não era reconhecido pela FIFA. Eu retruquei dizendo que a Copa Toyota também não era, mas não adianta. Quando o cara quer zoar, tranquilo. Mas o que não contei, é que o cara foi zoado até a morte. rs

  3. Salve Beto…

    Vamos calçar as sandálias da humildade.

    Po, campeões na 33ª rodada? Que isso…

    Como sou humilde afirmo que seremos sim campeõs mas será “somente” na 36ª rodada, KKKKKKKKK

    Podem encomendar o chop porra, o TETR4 É NOSSO !!!!! NENSEEEEEEE….

    Cristiano de Freitas
    Flumenau-SC

  4. Adoro zoar os mulambos no FB e já espantei um bocado deles do meu. Tenho um genro que é Bosta e que quer que o meu netinho com apenas 3 meses seja assim como ele torcedor do Bosta, o que é que eu vou fazer azar o dele e do meu neto se seguir a triste sina ! kkkk

  5. Permita-me discordar , Beto. Não podemos querer que todos os torcedores sejam do tipo gozador “pré-jogo e pré-título” . No meu caso, sempre preferi as gozações pós-jogo e pós-título, que, sem dúvida, são muito mais saborosas. Quanto ao gênero e espécie de torcedor temos os da ala xiita, extremamente agressivos, intolerantes e cegos a qualquer argumento contrário. Temos os da ala moderada, que são precavidos, calçam as sandálias da humildade e detestam dar placar antes de jogo, como é o meu caso. E temos, por fim, os da ala festiva, ou festeira, que são eternos gozadores, antes, durante e após o jogo ou título consumado.

      1. => Bostafogo já pensa em mudar de patrocinio pra 2013=> sai Guaraviton e entra “Catuaba Fogo do Norte”
        => Aceitar provocação de Bostafogo é igual a querer brigar com mendigo bêbado folgado.
        => zagueiro Doria do Bosta: “Pegar o Flu me deixa mais motivado. Dá um gostinho especial” : tipica declaracao de jogador de time pequeno.

  6. Temos direito de torcer, sim.

    Se os cometaristas da TV nao fazem questão de esconder sua torcida durante as transmissões, qual o problema de um jornalista torcedor escrever o que pensa EM SUA PÁGINA.

    Fluzão Campeão!

    ST

  7. Já posso espalhar que escrevo no mesmo site do Beto Meyer! haha

    Ae Beto, estava eu no sábado fazendo compras, de camisa do Fluzão, quando um molambo na fila me diz q o jogo domingo seria 3×0. Pensei n coisas, mas não encontrei nenhuma resposta que fosse à altura, só tive coragem de dizer: “Tomara pra vc”. Sábado irei fazer umas das coisas q mais odeio (ir ao mercado), no mesmo horário,na torcida infinita pra encontrar o mulambo lá, dessa vez com um sorriso de filho da puta líder isolado no rosto!

    Abraço!

  8. Betto , leio vc todos os dias no twiter , vc faz parte do meu dia dia , ser torcedor sem zoacao NAO tem a mínima graça , quando ganhamos do bosta por exemplo é chato pq aqui em Aracaju quase NAO tem bostafoguence …. É sem graça por isso concordo com vc … Rumo ao tetra….

  9. Você está absolutamente certo, Beto.
    Temos de ser torcedores de verdade. Provocar e zoar os outros torcedores até porque SEREMOS CAMPEÕES MESMO!!! Está escrito há 2.000 anos.
    Quanto ao jogo de domingo contra o Botafogo e o palpite dos 7×1… não sei. Acho, sinceramente, que será apenas 4×0.

    1. Paulo responde: Beto, você estar aqui hoje é uma honra para todos nós. Brigadaço-aço-aço!

      Que luxo o site que tem Beto Meyer e Alexandre Berwanger no mesmo dia.

Comments are closed.