A época das especulações (por Marcus Vinicius Caldeira)

 

Dezembro é o pior mês para aqueles que como eu são apaixonados por futebol e pelo Fluminense.

É o mês em que a bola não está rolando pelos gramados brasileiros e que ficamos sem a nossa grande paixão: o Tricolor das Laranjeiras. Triste!

Em compensação é o mês – junto com o início de janeiro – onde todos ficam ligados no mercado de transferências de jogadores. E as redações de jornais ficam numa correria para descobrir possíveis negociações, isso quando não inventam possíveis transferências para poder venderem jornais. E os pobres torcedores ficam malucos com esta gama de informações desencontradas e especuladas.

No Fluminense, isso fica elevado ao quadrado, pois temos um patrocinador forte que investe pesado em contratações e que negocia pessoalmente com jogadores, independente do clube. Em que pese que este ano não contrataremos muitos jogadores – já temos uma bela base formada, a imensa maioria com contrato renovado – já começou o disse-me-disse de vinda pro Fluminense.

Aqui no Panorama Tricolor temos por base informações provenientes da própria mídia segmentada, não ligamos muito para o que a grande mídia fala. Baseado nisso, vou tentar dar uma visão do que sabemos do mercado da bola neste período.

Uma negociação que estava em destaque era a de Ronaldinho Gaúcho, com conversas bem adiantadas entre as partes e as bases acertadas, embora todos neguem. Porém, o jogador preferiu renovar com o Atlético Mineiro. O Fluminense segue à procura de um meia de ligação de qualidade uma vez que o Deco se machuca demais. Outro nome especulado é do Montillo. Sobre este não sei de nada.

Conca é um sonho de consumo. O ídolo está no Brasil, louco para sair da China e voltar pro Fluminense, mas esbarra na intransigência do clube chinês. Acho muito difícil a sua vinda, “pero”…

As laterais foram nossos grandes problemas este ano, o clube sabe disso e está a procura de um lateral-esquerdo e um direito. Ontem tivemos a informação que Mariano fechou sua volta às Laranjeiras, com um contrato de um ano. Se concretizando, será uma maravilha isso! Resolveríamos de vez o problema da lateral direita. Nei, que era sondado, parece que foi descartado e Gabriel foi sondado.

Pelo lado esquerdo, Carleto voltou pro São Paulo, pasmem, a pedido de Ney Franco. Isso dá mais sinais ainda de que o clube partirá para a contratação de um jogador para a posição. O problema é que não há jogadores de qualidade na lateral-esquerda e não sei como o clube resolverá isso.

Tudo que sei é isso.

A cada dia surgirão novas especulações.

O Fluminense ultimamente tem adotado a postura correta de falar em negociação apenas quando ela estiver concretizada e nega todas as conversas em andamento. De fato não precisamos contratar muito. Dois laterais e um meia já suprem nossas necessidades.

Mas, lembrem-se que Celso Barros é muito atento ao mercado e costuma ficar ligado nas oportunidades. Surpresas poderão acontecer!

A seguir, cenas dos próximos capítulos.

Marcus Vinicius Caldeira

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @mvinicaldeira

Contato: Vitor Franklin

4 Comments

  1. Conca pode chegar a qual quer momento segundo o jogador do time dele lá na china que se chama Cléo um Brasileiro do time dele lá na China.To esperando com ansiedade.Sobre o Mariano só contra não sabe nem cruza e um fundamento básico do FUTEBOL para um lateral direito.Eu acho melhor espera até o wallaci sair e ir para o mercado e também agente tem a jovem promessa da base que se chama IGOR JULIÃO né?É um ótimo jogador pelo oq eu vi no jogo do vasco parte para sima.Sobre o Montillo o FLUMINENSE teria feito uma proposta incluindo o Sóbis e o Wagner e mais dois milhões de euros mais o Cruzeiro recuso.Não tenho certeza dessas informações sobre o cruzeiro.

    1. É o Igor Julião me impressionou muito bem. Pode ser a solução.

  2. Eu já gosto do Mariano, acho um excelente jogador. Sobre as contratações, a do Conca parece estar inviabilizada pela quantia que deve aos chineses. O Flu poderia apostar no Montillo, que também parece difícil pela determinação do Cruzeiro de mantê-lo no plantel.
    Esta época é meio triste, sem graça e só especulações. Vamos ver quem vem para 2013. A seleção deverá ser rigorosa, pois nosso nível de exigência está muito alto.

  3. Caldeira, muito legal a sua análise. Porém, devo discordar imensamente sobre a possibilidade da contratação do Mariano.

    Em minha modesta opinião trata-se de um jogador HORROROSO, que erra absolutamente TODAS as tentativas de cruzamento, item fundamental para a carreira de um lateral.

    Quem viu Branco, Júnior, Leandro, Paulo Roberto, Nelinho, Serginho (Milan), entre outros, há de concordar comigo.

    É simplesmente insuportável assistir o Mariano errando tudo que tenta. Repare que digo TENTA, pois a criatura ERRA TUDO que almeja realizar.

    ST, Luiz.

Comments are closed.