Com toda sinceridade: a Copa do Mundo do Brasil está absolutamente fantástica. Acho que nem o mais otimista dos ufanistas imaginaria uma competição tão cheia de imagens positivas e bacanas, cheia de gols, sem nenhum empate e com jogos surpreendentes. Uma uva!
A abertura com o jogo do jogo do Brasil já foi um aperitivo do que seria esse começo de Copa. Quatro gols, adversário saindo na frente, virada sensacional, lance de arbitragem polêmico. Enfim, todos os ingredientes para uma competição fantástica.
Logo de cara, tivemos também uma goleada surpreendente num dos jogos mais esperados dessa fase inicial: Espanha x Holanda. Reedição da última final da Copa do Mundo. E a Holanda deu o troco bonito com uma baita goleada e jogo perfeito de Van Persie e Robben. Foi a cereja do bolo dessa fase inicial de Copa do Mundo.
Tivemos também a vitória contundente da Colômbia sobre a Grécia, a virada da Costa do Marfim sobre o Japão, a vitória surpreendente de Costa Rica sobre o Uruguai, o grande jogo “Itália x Inglaterra” com a vitória da Azzura. Enfim, um monte de jogos muito bons e com muitos gols.
E ontem ainda teve a estreia da Argentina. Os “hermanos” invadiram o Rio de Janeiro. Fui pra Fan Fest em Copacabana. Os trens do metrô que vinham em direção ao Maracanã estavam lotados de argentinos. Na Fan Fest em Copacabana também. E eles em relação ao futebol são um show à parte. Várias músicas para seleção, diferente de nós, brasileiros, que só temos aquela música ridícula tirada do vôlei. Uma cantoria só. E não teve uma confusão. Levaram na boa as provocações dos brasileiros.
Hoje ainda tem Alemanha x Portugal. É ou não é uma Copa fantástica?
As torcidas também são um show à parte. Fiquei impressionado com a invasão colombiana ao Mineirão, bem como a cantoria frenética do Chile. Os gringos invadiram o Brasil e sejamos francos: eles estão encantados com a gente e nós com eles.
O único senão neste início de Copa do Mundo fica por conta da arbitragem que anda errando demais. Em compensação, o sistema que monitora e acusa se a bola passou da linha do gol vem funcionando muito bem e teve sua prova de fogo no jogo da França contra Honduras. E foi aprovado com louvor.
A Copa no Brasil é uma grande festa. Um grande sucesso. Estádios cheios, gente bonita e alegre de todos os cantos do mundo em um país que tem a festa no seu DNA.
Por um momento dá para esquecer o dinheiro gasto além da conta com os estádios e elite brasileira e seus políticos nefastos para curtimos a Copa. Quando ela se for e deixar saudade – e vai deixar! –, correremos atrás dos pilantras dos políticos para cobrar o que é nosso de direito. Por ora, curtamos a Copa.
Ela caminha, para de fato, ser a Copa das Copas.
E com toda justiça, ela está fantástica!
Panorama Tricolor
@PanoramaTri @mvinicaldeira
Boa visão do evento. Também estou gostando muito, vi quase todos os jogos, acho que perdi somente 2 jogos…