A Camisa 10 (por Rods)

10Faça o teste e pergunte a qualquer um na rua qual é o jogador que deve usar a camisa 10 de qualquer time. A resposta imediata é “o craque”. Pois bem, concordo. Mas vou além. Para mim, o dono da camisa 10 tem que ser craque, mas principalmente o comandante, o organizador do time, o maquinista. Ronaldo era o 9 e Romário, o 11. Craques, mas não os 10. O atual e, provavelmente, por muito tempo dono da amarelinha de número 10 é Neymar. Cracaço de bola, não discuto. É o mais talentoso jogador brasileiro e um dos melhores do mundo hoje em dia. Mas a ele, eu daria a 7 de Garrincha.

E quem deveria ser o nosso camisa 10? Ninguém. Pelo menos não no time de Felipão, é o que eu entendo. Temos vários jogadores rápidos, criativos e habilidosos. Porém nenhum deles é um criador. Dos que poderiam estar na posição, muito se fala de Ronaldinho Gaúcho e Kaká. O primeiro dependia de uma força de vontade muito acima da que tem, pois com 34 anos deveria ter se aplicado ao máximo para manter uma forma capaz de permiti-lo mostrar sua habilidade. Já o novo reforço do São Paulo, deveria ter sido o dono da Copa de 2010. Apesar de ser um “meia rompedor”, poderia ser hoje o cérebro da Seleção. Infelizmente algo não deu certo em sua cirurgia e se tornou um precoce ex-jogador em atividade.

Clubismo à parte, muito falta um Conca na Seleção. Lembro bem de quando chegamos a pedir sua naturalização. Obviamente, não iria acontecer, mas ele merecia e seria convocado. Realmente não entendo o porquê dele ser ignorado na Argentina. É um criador ágil que, mesmo com todo seu futebol, joga mais para o time do que para si próprio. Literalmente, veste a camisa.

Enquanto isso, o que rege nosso jogo é a famosa ligação direta. Da zaga para o ataque. Às vezes dá certo. Mas só às vezes. Quando Neymar sai com a bola, raramente não é uma jogada individual ou um passe que visa retorno e, por isso, não o considero um criador.  Talvez Oscar pudesse ser o responsável pela ligação, mas fica posicionado como ponta, assim como o Hulk. Se você parar pra pensar, verá que jogamos com quatro atacantes e não será Paulinho ou Luiz Gustavo que armarão o time.

Fred

Clubismo, fla-press, ódio ao Fluminense… dê o nome que quiser, mas a verdade é que existe má-fé de parte da imprensa e da torcida em relação ao Fred. Vamos lá, não é possível que ainda não tenham percebido o papel dele na armação do Felipão. Não cabe a ele ser o principal goleador. Simples assim. Ele está ali para puxar a zaga, abrir espaço, fazer o pivô e se aproveitar dos rebotes. Às vezes, quando e se tocarem a bola, pode ter certeza que “o Fred vai te calar”.

Apenas para ilustrar a má-fé, lembremos que, contra Camarões, Fred fez um gol e foi fundamental no gol de Fernandinho. O que recebeu em troca? Alguns “memes” de impedimento. Paciência…

Nos acréscimos

– Acho fantástico que a Copa no Brasil tenha se transformado em uma Copa América. Espero que o Equador se classifique e que todos avancem enquanto for possível.

– Impaciente, “Luizito” Suarez não quis esperar até quinta-feira para comer um McItália.

– Não acredito que aconteça, mas Felipão deveria endurecer e sacar Paulinho, Hulk e Oscar do time inicial. O primeiro vive seu pior momento nos últimos anos, o segundo simplesmente erra tudo que tenta e o terceiro nada mais fez depois do “jogo cala-boca”.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @Rods_C

Foto: Exposição “A Pátria de Chuteiras”

2 Comments

  1. O melhor momento da seleção brasileira na Copa do Mundo 2014 foi no segundo tempo contra Camarões após as substituições do Felipão. Tanto Paulinho quanto Hulk estão muito abaixo do mínimo necessário para se jogar na Seleção Brasileira. Júlio C ; Daniel A, Thiago S, David L e Marcelo; Luiz G, Fernandinho, Ramires e Oscar; Neymar e Fred. Este parece ser o melhor que temos para esta Copa (tirando o Júlio César justamente questionado). Perder os gols que Hulk perdeu, contra o Chile pode ser fatal.

    1. Pois é Gabriel, pior que perder os gols é insistir em tentar jogadas que só dariam certo com a bola atravessando o marcador. Hulk será muito mais eficaz se guardado pro segundo tempo.

      Pena que falta, creio eu, maturidade ao Bernard para substituí-lo. Ramires não é o nome certo. Pelo menos não, com o Felipão insistindo nesse esquema. Talvez com ele correndo pelos dois lados a partir de um recuo do Oscar.

      ST!

Comments are closed.