O Fluminense é um time valioso. Uma instituição centenária que manda seus jogos no mais famoso estádio do mundo, que utiliza um material esportivo de primeira linha e aqueles que o vestem, mesmo os que não possuem futebol de Seleção, recebem um salário acima do já hiperinflacionado mercado do futebol. E mesmo com tudo isso, seu maior trunfo, seu maior bem é sua torcida. E a ela, o Fluminense e seus jogadores ou demais funcionários, não se pode negar nada.
O que essa torcida poderia esperar? Nada diferente de vitórias, títulos, o Brasil, a América o Mundo. O que se obteve? Apenas uma escassa parcela disso. E como agravante, essa escassez ganhou o reforço do desrespeito.
Por mais que nós tricolores gostemos de enaltecer a nossa torcida, sabemos que dela também fazem parte vagabundos, marginais e vândalos. Bandidos. Do crime comum ao do colarinho branco. E por quê? Simplesmente porque somos espelho do povo brasileiro e não poderíamos ser diferentes disso. Mas errou feio quem acreditou que os adjetivos supracitados cabem aos presentes no protesto ocorrido no último sábado durante – minto, ao final – do treino nas Laranjeiras.
Era um grupo de torcedores que costumam ir aos jogos, que possuem carteirinha do Clube, que estudam ou trabalham, que possuem família e que, por vontade própria, foram às Laranjeiras, em um sábado – é sempre bom lembrar –, fazer um protesto pacífico. A intenção era cobrar mais empenho, mais vontade, mais postura de jogadores que nem deveriam precisar de qualquer incentivo como esse.
Fred, capitão e camisa 9 do Flu e da Seleção de Felipão. Um líder, um jogador caro e em evidência. Obviamente, de quem se espera muito. Inclusive a capacidade de lidar com cobranças. Meses atrás ouvi um pessoal da Rádio Globo, embasado em alguns números frios, que o Fred deveria ser o maior ídolo da história do Fluminense. Balela. Como se o futebol se resumisse a isso… Mas enfim, Fred fez história e isso não se nega. Porém, com sua cabeça em outro lugar, corre o risco de manchar suas glórias tricolores.
Quem tem acesso apenas ao que foi colocado na mídia tradicional e ao “manifesto de Fred”, bate palmas para suas palavras. Confesso, eu também bateria. Mas não é assim que a banda toca. Nós do Panorama Tricolor sabemos o que aconteceu de verdade, conhecemos quem estava lá. Ninguém atrapalhou o treino, o barulho e as cobranças aconteceram apenas ao fim da atividade. Se a intenção fosse agredir e acuar, vocês acreditariam que o Marcão iria dar a cara à tapa? Foi lá, ouviu as cobranças e até recebeu elogios (merecidos). Fez o que os torcedores queriam. Ouviu.
Como eu disse, levando-se em conta a realidade atual do nosso futebol e as torcidas em geral, o desavisado que lê o “Manifesto” vai concordar com tudo e ficar até revoltado com os presentes no protesto. Mas, caso ainda não saiba, os tapas na lataria e nos vidros do carro de Fred se deram após um “vão tomar no cu” e um dedo médio muito bem exposto. Duvido que você, caso estivesse ali, reagiria de forma diferente. Assim, ele arrancou, correndo risco de ferir alguém, como ele mesmo declarou. Alguém mais aqui se lembrou do caso de um sujeito passando com seu carro no meio de um protesto de ciclistas?
Comemorar apenas com os verdadeiros torcedores do Fluzão?! É como escolher pra qual câmera olhar? Você está atirando errado, meu caro. Muito errado.
Agora, antes de findar meu texto, quero entrar no campo que alguns rotulam como mais uma teoria da conspiração. Fred só recebe tudo o que recebe por causa da Unimed e porque se tornou amigo do seu presidente. A relação entre o Fluminense e a patrocinadora (investidora) entrou em nítido desgaste. Celso Barros acena com o fim próximo da parceria. Meu palpite é que após a Copa, as Laranjeiras não existirão mais para o Fred. Ele recorrerá ao protesto e até citará aquela perseguição no episódio do caipisakê para dizer que não tem como prosseguir no Clube. Com sua saída alguém vai levar muita grana. Não serei eu, não será você e não será o Fluminense.
Só para completar meu raciocínio: caso o Fred arrebente mesmo na Copa, com artilharia e tudo mais, talvez ele consiga espaço no mercado europeu. Caso isso não aconteça, talvez nas Arábias, talvez na Turquia e, muito provavelmente, no ascendente e “novo rico” futebol norte-americano.
Nada tenho pessoalmente contra ele e até já o defendi inúmeras vezes, mas acredito que o Fred deveria pensar melhor no que diz, no que faz e, acima disso pensar por si mesmo. Ou ele muda e desmente tudo o que eu escrevi aqui ou nosso possível “maior ídolo da história” terá ido embora ao fim de 2012.
ST!
Panorama Tricolor
@PanoramaTri @Rods_C
Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo
Pra quem está dando força e apoio para esses poucos torcedores , que se acham “representantes” da torcida do FLUMINENSE, não se enganem, pois geralmente , começa assim mesmo com estes pequenos incidentes e termina assim:
RIO – O presidente da maior torcida organizada do Fluminense, Leandro Carvalho, o Campinho, e o integrante Piero Martins foram indiciados pelo crime de ameaça, com pena de dois anos de prisão, por terem ameaçado e supostamente perseguido o atacante Fred na madrugada da…
AÍ EU PERGUNTO:
do nada, de graça o FRED mandou aquele grupo “tomar no cú” com o “dedo médio” levantado? ora meu caro, CLARO, ÓBVIO ULULANTE, que o Fred, COMO SEMPRE FAZ, qdo sai com o seu carro do clube , deve ter abaixado o vidro do carro, para atender mais um torcedor numa boa e deve ter ouvido um monte de xingamentos…a minha reação seria a mesma que o fred teve.
Rods comenta:
faço minhas as palavras do Andel.
Vejam, no meu entender, o Fred está se aproveitando da situação para outro fim. Como eu comentei no texto, talvez nem esteja pensando por si próprio.
Não importa o que ele tenha feito, não pode deitar em berço esplêndido e receber glórias eternas. Vários outros jogadores do elenco foram tão (ou mais) importantes qto ele nos últimos títulos e ninguém pensa duas vezes antes de criticar. Fred xingou e desrespeitou a torcida. Isso é inadmissível.
Os meninos que lá estavam estudam e trabalham, não são vagabundos. Inclusive, gastam o pouco que ganham para acompanhar o Flu onde é possível. É o grupo do qual eles fazem parte que puxa o grito nas arquibancadas.
Sim, existe violência em boa parte das torcidas organizadas, mas o ocorrido está anos-luz de distância disso. Nem o Fred e nem ninguém pode falar que se trata de farinha do mesmo saco.
Ridículo pensar que os torcedores não podem acompanhar os treinos e fazer cobranças pacíficas. O local de trabalho, faz parte do ofício. Além do mais, se o time estivesse correspondendo, nada disso ocorreria. Se fosse apenas pra festejar, todos gostariam de ter um “corredor humano” em volta do carro ou do ônibus da delegação.
ST!
Se o FRED está se aproveitando desse incidente para justificar uma saída do clube num futuro próximo, somente vamos saber disso, claro, no futuro próximo. E se isso acontecer, quem previu iterá o seu crédito, CASO CONTRÁRIO, pagara mais um mico..e tudo isso porque não gosta , detesta e tem ódio do jogador…simples assim, mas ainda está em tempo para o Fred, se quiser, ficar de bem com essa turma de “desocupados”: basta fazer que nem o Fernando Henrique fazia e bancar uns “churrascos” .
Discordo, eu to com o Fred, não tem que esperar no portão, tem arquibancada, fora disso é imoral…. Sem falar que a fidalguia tricolor impede esse tipo de comduta….
Caro Rods, não sei exatamente o que ocorreu. Tenho sua versão e a de Paulo Andel, a quem respeito muito. Mas, também temos a do Fred. Me parece que vc e o Andel não estiveram lá. Portanto, fica difícil saber o que realmente ocorreu. Essa TO é a mesma que fica arrumando confusão no Maracanã com outras Torcidas do Fluminense? Se for, acho que estaria na hora de rever as atitudes. Temos que criticar SIM, protestar SIM. Mas, o momento é muito extremo para nós. Vamos nos unir as forças até 5ª. Abs.
Andel:
Caro Luiz Pereira, eu não estive lá e nem precisava. Tive acesso à manifestação em tempo real pelo telefone. Na internet já circulam fotos a terrível da “grave violência”: meia-dúzia de garotos magros cantando. Alguns deles são meus amigos pessoais, sócios do clube, não possuem quaisquer antecedentes criminais e não pertencem à qualquer TO com querelas com a lei.
Ressalte-se que os xingamentos começaram DEPOIS da reação impensada do jogador.
Em tempo: Marcão conversou com os manifestantes, foi muito bem-recebido, aplaudido como sempre e ouviu. Ele nunca mandou torcedores tomarem no “$%##@# e nem mostrou o dedão na cara deles. Talvez seja essa a diferença.
Grande braxxxx. Obrigado de sempre.
Em tempo: esteja convidado à minha coluna de hoje, onde o assunto também é abordado.
Eu tô com Fred. Bando de pela-saco, desocupado, pra falar o mínimo
Rods, então entendo que sua revolta é pelo Fred ter direcionado as críticas aos “20” caras errados, ok?
Porque o teor das críticas é condizente com o que se vê clássico após clássico, morte após morte.
As organizadas, em vez de vestir carapuças e se revoltar, deveriam ver que a SOCIEDADE vê o problema assim, observar o medo, o esvaziamento e a morte da cultura brasileira de frequentar estádios e se comprometerem em afastar de seus quadros e de suas camisas quem se comporta como…
O Fred está corretíssimo. Local de protesto da torcida é no estádio e de forma pacífica.
Não tem cabimento torcida ir ao local de trabalho dos jogadores para fazer cobranças, até mesmo pacífica.
Antes daquele acontecimento, um “cidadão”, ligado a Young, invadiu vestiário nas Laranjeiras, o que é inadmissível.
Tenho absoluta certeza que a grande maioria de nossa torcida não apóia essas atitudes.
Fred é ídolo! Merece respeito!
Saudações Tricolores
*** Antispam disabled. Check access key…
Tenho certeza que tais protestos/manifestos serão(iam) mais produtivos ao final do jogo de 5ª. Também não se pode esquecer que todo estadual começa com 4 favoritos e todo Brasileirão com 12/13, e que mesmo não estando em todos os jogos como nós queríamos, a acho que o Fred tb, 2 brasileiros e 1 estadual em 5 anos de clube não podem ser desmerecidos assim. Pior que a Flapress é o “fogo amigo” num período conturbado desse. Acho que ele sairá dps da Copa, China, Arábia, mas fez história. Fato.
Perfeito seu texto Rods! Mt bem lembrado que o Marcão foi ao lado de fora do clube, pra ouvir os torcedores (visto que os mesmos não puderam entrar e foram ameaçados de terem suas carteiras de sócios retiradas).
Tb acho difícil, que dps da Copa o Fred continue no Fluminense.. Vão ficar só suas viúvas lamentando sua ida.
Rods comenta:
‘Brigadão, Marina! É o tal negócio, a coisa ficou parecendo notícia de futebol da década de 90 pra trás. Sem resposta, sem contraditório, vilões e heróis eleitos, qualquer um podendo se fazer de vítima.
Sobre a possível espedida do Fred, acabei de dizer a um amigo: valeu, foi bom, já deu. Adeus.
ST!
Jogador tem que jogar e não soltar nota. Para isso há dirigentes, assessoria de imprensa. ….
Se o time e o Fred estivessem trabalhando e jogando bem o clima seria outro.
O clube está perdido, com dirigentes amadores e sem preparo, por isso essas coisas estão acontecendo.
Rods comenta:
Jefferson, concordemos em discordar. Não vejo a questão nesse preto e branco que vc apresentou. Tem muito caroço nesse angu.
No meu entender, o Fred (ou outro alguém com ele) achou no episódio uma oportunidade. O pessoal que esteve lá respeitou o treino, cobrou depois. Eu acho que, a partir do momento que as pessoas investem tempo, dinheiro e a vida toda, no caso de alguns, tem direito a ir cobrar sim.
O acontecido está longe de ser um caso para ser colocado no mesmo saco que a invasão ao Corinthians, semanas atrás.
Quem quer respeito tem que aprender a respeitar. Não houve agressão, houve reação.
ST!
Em relação ao que li em ambos os textos, observei duas pessoas indignadas expressando suas opiniões. E respeito-as! Agora a minha: Lugar de torcedor é na arquibancada. Depois que algum gênio inventou isso de cobrar jogador em treino, torcedor acha que pode tudo. NÃO pode! Que torcedor de carteirinha é esse que cerca jogador na saída do seu expediente? Pode até não ser marginal, mas é, no mínimo, desocupado. Que cobrem os políticos pelo descaso para com as cidades. É mais útil!
*** Antispam…