A bola está rolando por aqui (por Osmar Lage)

MUITO PRAZER!

Alô, galera do Panorama Tricolor!

Sou Osmar Ribeiro Lage (tem o Ribeiro da minha mãe), autor de “Hoje é Dia de Fluminense”, livro lançado em plena pandemia de Covid, em 2020, e cuja elaboração me livrou do tédio e do desemprego total. Os longos meses trancados em casa foram um exercício de paciência e autocontrole mas, sobretudo, de união e partilha com aqueles que sempre estão a sua volta. Escrever sobre a História do Fluminense foi uma maravilhosa imersão em um passado recente, no qual fui testemunha ocular dos últimos 50 anos (comecei bem novinho…), e no remoto, onde as pesquisas confirmaram o que já sabia, me mostraram fatos e curiosidades que desconhecia e reforçaram, cada vez mais, a paixão e o orgulho de ser tricolor.

E foi com o livro que pude, definitivamente, entrar de cabeça no mundo das redes sociais. Não que seja um fervoroso adepto delas mas, nos dias de hoje, não há como negar sua utilidade no objetivo de disseminar suas ideias de maneira responsável e respeitosa, além de uma ferramenta eficaz de aumento de receita sobre produtos e serviços. Louvo os que fazem desse ambiente algo positivo e educativo, gerando informação útil e conhecimento.

Justamente por isso, é muito legal estar aqui. Há aproximadamente uns dez anos, conheci o espaço pelo Facebook e não parei mais de acompanhar. Percebi aqui um ambiente independente, onde seus membros tinham liberdade de expressão, ainda mais em uma época em que o Fluminense havia sido recém açoitado pela mídia, como o único culpado pela “Portuguesa Gate”. Uma espécie de homicídio doloso, sem qualquer defesa institucional vinda do próprio clube. Uma vergonha!

A partir de então, comecei a acompanhar textos e lives. Fazia um comentário aqui e ali. Comprei o livro “Do Inferno a Céu” e “descobri” as dezenas de obras sobre o clube de autoria de um tal Paulo Roberto Andel. Pensei comigo, “Que cara maluco!”. Como diz o porteiro no meu prédio, maluco mas não doido pois seu conhecimento sobre a História do Fluminense, seu estilo verdadeiro de redação e a cumplicidade de todos que estão aqui fazem com que esse espaço seja respeitado reunindo diferentes opiniões e personalidades mas sempre com um só objetivo: a vocação para a eternidade do Fluminense Futebol Clube. (Obrigado Nélson!)

Portanto, inicio minha atividade não somente para contribuir mas muito para aprender ou continuar a aprender. Pode parecer um velho e demagogo clichê mas não sei como expressar isso de outra forma. Ainda mais porque é mesmo verdade.

Ah: novidade literária em breve. Futebol na veia!

Saudações Tricolores!