Foi uma partida em que não sofremos qualquer tipo de susto. O time manteve as rédeas durante os 90 minutos, mesmo depois de sofrer o gol e ficar em desvantagem no placar. Aliás, a partir do gol sofrido, o time começou a exercer uma pressão ainda maior no adversário, de forma que o nosso gol era questão de tempo e veio a acontecer ainda aos 20 e poucos minutos do 2º tempo.
Motivo de orgulho para a nossa nação ver a torcida adversária bater o seu recorde de público no campeonato, com a mobilização de mais de 50 mil pessoas para ver o seu time enfrentar o líder do campeonato. É importante que, mais do que torcer pelo título, o torcedor tricolor tenha a noção de que o Fluminense vai aos poucos retomando o seu lugar de protagonista na história e nada melhor do que um público como de ontem, de um time com a importância do São Paulo, para nos lembrar desse fato.
Fizemos um bom jogo coletivo em que o nosso setor defensivo conseguiu anular o principal jogador adversário, o jovem e promissor Lucas. Desde o início do jogo era clara a intenção da nossa linha média de parar as arrancadas desse excelente jogador. Luis Fabiano também ficou sem espaço e não teve chance de finalizar em qualquer lance durante os 90 minutos do jogo (obviamente excluindo o lance do gol).
Na parte individual, gostaria de destacar as boas atuações de Jean e Edinho, esse segundo foi excelente na marcação, mas teve a sua costumeira dificuldade quando tinha a bola nos pés. No lado negativo, durante toda a partida, foi a atuação do Thiago Neves. Impressionante como um jogador do seu nível pode passar 90 minutos sem acertar um lance sequer e matar todos os contra-ataques da nossa equipe.
Ainda na parte individual, gostaria de discutir a questão da nossa zaga. Mais especificamente gostaria de falar do Gum. Esse jogador foi e tem sido fundamental em várias disputas e intervenções durante todo o campeonato e nossa torcida costuma a gritar “guerreiro” em cada uma de suas participações, como forma de reconhecimento à sua conhecida aplicação em cada disputa.
Mas, será que somente a sua aplicação é suficiente para que esse jogador seja titular absoluto e o melhor jogador entre todos os zagueiros do elenco? Para mim, com certeza não e muito longe disso. Fico muito à vontade para falar, porque desde 2010, ano em que formos campeões, cobro da diretoria e da Unimed a contratação de um grande nome para a posição. E o lance protagonizado pelo nosso zagueiro no gol adversário de ontem por si só serve para ilustrar o meu pensamento em relação à nossa zaga.
Tenho certeza quase absoluta de que seremos tetracampeões nacionais e que com a simples manutenção do elenco atual podemos ser penta ou hexacampeões. Mas, tenho uma ambição ainda maior e tenho certeza de que toda a torcida tricolor também, que é a de conquistar a América e o mundo, e, sinceramente, não vejo esse futuro com uma zaga formada por jogadores em que o principal jogador é o Gum. Venho batendo nessa tecla há 2 anos e lances como o de ontem servem para confirmar ainda mais essa minha certeza.
Votando ao campeonato brasileiro, minha previsão antes da rodada era de que acabaríamos a o final de semana com pelo menos 9 pontos de diferença para os chorões mineiros. Acabada a rodada e confirmada essa diferença, vejo o título praticamente nas Laranjeiras, já que há apenas 12 pontos em disputa. Acho apropriado que a diretoria aproveite a urgência das obras na sala de troféus, por conta da ação das chuvas que caíram nas últimas semanas no Rio, para abrir espaço para a chegada de mais uma taça.
Marcelo Vivone
Panorama Tricolor/ FluNews
@PanoramaTri
Imagem: Eliaria Andrade – Agência O Globo
Contato: Vitor Franklin
19 Comments
Comments are closed.
Concordo com você Vivone, em relação ao Rever, pois, vem fazendo ótimas partidas desde o ano passado, pelo menos.
Porém, deve ser bem difícil tirá-lo do Atlético MG, uma vez que goza de muito prestígio por lá.
Quanto ao Lúcio, apesar da grande experiência ao longo dos na Europa, acho ele com a idade um pouco avançada e, com isto não temos tido boas lembranças (vide o Deco a toda hora no DM). Além disso, ele não goza de muita técnica e, sim, de muita garra e determinação, o que sobra em Gum, Leandro Eusébio e Digão.
Vamos aguardar e ver. Acredito muito na capacidade de nossa diretoria. Creio que já devam estar observando alguém e negociando em sigilo.
ST, Luiz.
Luis e Mauro,
Estava vendo o jogo da Juventus no sábado na ESPN e foi dito que o Lúcio não quer continuar porque está no banco. Acho que seria um bom nome para o Flu. O Rever também seria um bom nome, mas acho difícil o Atlético liberar.
Um abraço.
Marcelo Vivone.
Réver é o nome.
Caro Vivone,
O guerreiro Gum é isto mesmo. Muita luta, muito suor, disposição, garra, pouca técnica e muito susto. Mas o cara, por mais que eu reclamasse dele ontem, tem muito crédito com o Fluminense.
Porém, devo concordar, em parte, pois, entendo que necessitamos de um ótimo zagueiro, de estilo mais técnico, tipo Thiago Silva, Mauro Galvão, Aldair, Ricardo Gomes, etc, a fim de equilibrarmos nossa retaguarda. Mas, quem seria o nome?
Quanto ao Thiago Neves, não se desesperem, pois, a engonha do Tinhoso só sairá por completo em 2013. Leva um ano para desgrudar totalmente. Ainda assim, o cara é responsável por várias assistências para gols de seus companheiros. Imaginem em 2013, sem esta nhaca???
Finalmente, ao Breno, foi muito bem observado a falta de blá-blá-blá desta nefasta pseudo-imprensa esportiva brasileira. Nem um único ai sobre a chacina do Raulino cometida no sábado à noite. Foi uma verdadeira aberração!
Entendeu porque o queridinho das Organizações Globo jamais foi rebaixado? Devemos aproveitar que o STF está passando a política nefasta desta País a limpo, para passarmos o futebol também.
Isto ocorre desde 2006, quando o Flamengo, em seis edições do campeonato brasileiro (desde 2001), disputou CINCO rebaixamentos. Ali, nasceu isto que estamos vivenciando, principalmente, no Estado do Rio de Janeiro, com aquele tri sobre o Botafogo da forma mais canalha e cobarde que já vi na minha vida!
Se somarmos os pontos roubados de Sport, Santos, Ponte Preta, Figueirense, o gol de Wagner Love recentemente… eles estariam atrás do Palmeiras. Façam as contas.
Mas, é hora de comemorarmos e deixarmos a mulambada sofrendo a cada novo ano que virá!
ST, Luiz.
Acho que o objetivo de conquista do brasileiro está mais do que garantido. Agora, para sermos campeão da América e do Mundial, com esta zaga, é impossível. Se não houver pelo menos uma contratação de peso para este setor, iremos “morrer na praia” mais uma vez. Muito boa a coluna mano.
Obrigado, mano.
Um abraço.
Mas, eu sou comedido:
Tetra campeão!
Tetra campeão!
Tetra campeão!
Breno,
Concordo com você. A nossa imprensa é assim e não tem jeito. Uma imprensa que elege e derruba o presidente do país, pode fazer o que bem entender com o futebol. E os eleitos das produções globo a gente sabe bem quem são. Mas não se chateia não, a gente vai continuar ganhando e o outro time se vangloriando ano após ano que nunca caiu, mesmo estando há muito tempo na lama.
Um abraço.
Marcelo Vivone.
Sérgio,
Nossa visão do jogo e do time parece que bate 100%.
Um abraço.
Marcelo Vivone.
Velho,
Sou sempre mais comedido que você. Realmente acho que somente uma hecatombe tira o nosso título, mas ainda não acabou. Acho que o título vem contra o Cruzeiro.
Abraço.
Marcelo Vivone.
Tiago e Tony,
Concordo com vocês quanto à questão da raça do Gum e de ele ser melhor do que os demais. Até escrevi esses aspectos, mas acho isso muito pouco para um clube que há anos vem se estruturando e que busca algo mais do que títulos regionais e nacionais. A vinda de um zagueiro realmente bom é fundamental para a gente mudar de paradigma, saltar um degrau. Quem jogaria ao lado desse futuro zagueiro? Gum é uma possibilidade (para funcionar mais ou menos como o Odvan ao lado do Mauro Galvão), mas eu ainda utilizaria o carioca para testar ou o Wellington Carvalho ou o Elivélton.
Um abraço.
Marcelo Vivone.
O problema do vasco é que ele contratou um técnico especialista em sequência de resultados, bateu o recorde de sequência de vitórias pelo coritiba, agora quer bater o recorde de derrotas pelo vasco.
A classe da imprensa esportiva é mais podre que a classe política.
No jogo Fluminense e ponte preta durante dias e mais dias a imprensa esportiva, de TV, rádio, internet, impressa, as novelas, programas religiosos, infantis, as pedras da rua da onde moro etc… massacraram o Fluminense exaustivamente por conta de um lance de bola na mão (a regra diz que isso é um lance interpretativo, o que o juiz marcar tá valendo, marcou penalti, não há o que reclamar, o resto é conversinha) e um lance de falta fora da área que foi notado apenas porque era jogo do líder do campeonato, e resultou em gol no fim do jogo.
Quanto ao jogo do framengo, o figueirense teve 2 GOLS ANULADOS, fora outras coisinhas durante o jogo, como a não marcação de um escanteio inacreditável a favor do figueirense (o mais inacreditável que já vi, superando até o do Fluminense contra o vasco pelo estadual desse ano) e a imprensa sequer fez miau, nada se falou, antes do jogo de ontem na grobo, quando se faz o resumo dos jogos de sábado, se mostrou até os aplausos pro neymar, mas dos gols anulados nem se mostrou, nem se falou, parece que não existiu.
Que bom que vivemos num país onde não há mais censura, a imprensa é livre, independente, um país onde os jornalistas não tem rabo preso, tem compromisso apenas com os fatos.
Vou emagrecer uns 20 kg só de vomitar…
Olá Marcelo. Tb concordo com vc em relação ao Gum. É inacreditável um jogador do Fluminense cometer o erro q cometeu. Desesperador, só isto. Conseguimos empatar, mas poderíamos não ter conseguido. E aí?
Continuo considerando o Thiago Neves o pior jogador do Flu neste campeonato. Ontem, teríamos vencido por goleada se ele tivesse errado 50 vezes menos. E ainda é convocação de Mano…Pode um tecnico de seleção assim? Nossos valorosos Cavalieri, Jean, Fred e Nem fora, e Neves convocado? Piada.
Tetra Saudações!! Sergio
TEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEETRA!
FELICIDADE ME DOMINA
MAIS UMA TAÇA (FALTA POUCO) PARA ÁLVARO CHAVE…….
SOMOS FODÁSTICOSSSSSSSS
ST
Emocionante ver 3.200 tricolores formando um mar de grená, verde e branco vibrando e gritando seu amor incondicional ao Flusão. Quanto ao texto acima, concordo com reservas, pois até o monstro Thiago Silva teve seus momentos de Odvan. óbvio que um nome de peso na zaga seria muito bom,mas creio que a fragilidade está mais em Leandro Euzébio que Gum
Parabéns pela vitoria do tricolor. O programa de logo mais será bom …
Não acho necessário subistituirmos Gum, pois ainda com suas dificuldades empatamos e ganhamos graças a ele, mordendo os calcanhares e finalizando em gol… Ontem mesmo após o gol apareceu no ataque e chutou cruzado para o desvio de Ceni. Com certeza precisamos de uma zaga mais forte, mais sólida porém, a tática do “ataque é a melhor defesa” está duncionando conosco… E nossa confiança de zaga realmente está em Jean, Edinho, Carlinhos, Bruno e Cavalieri… Viva o Flu, viva o tetra!