Profundamente raso (a coluna do MR)

08/03/2013

Balas Juquinha, Pirulitos Zorro e Shell V-Power orgulhosamente apresentam:

ABELÃO E RENIGHT GAÚCHO, TUDO A VER

Meus amigos, minhas amigas e minhas amebas, à primeira vista, pode parecer que não gosto de Abel Braga, mas a verdade é que pouco me importa se Abel está vivo ou se amanhã vai morrer de overdose (de whisky). O que realmente me faz perder as estribeiras é assistir um sujeito (pode ser Abelão ou qualquer outro treinador) fazer m#rda atrás de m#rda, o Fluminense deixar de ganhar títulos fáceis, como este último, o da Taça Guanabara, e tudo ficar por isso mesmo.

Não é de hoje que o Tricolor das Laranjeiras (e existe outro Tricolor, brother?) contrata beócios, verdadeiros boçais, para dirigir seu time de futebol. A lista de técnicos é extensa, tanto há nomes famosos, como foram gastos rios de dinheiro, mas o número de títulos conquistados é irrisório. Não percamos tempo citando nomes nem a quantidade de conquistas, isto é, com fatos notórios.

Porém, falemos das características dos treinadores. Além de papalvos, todos os recentes técnicos tricolores têm duas coisas em comum: a fama de terem o elenco nas mãos e possuírem homens de confiança.

Para! Eu não me recordo de ter ouvido nem lido maior besteira em toda a minha vida, como esta de ter o elenco nas mãos! A hierarquia é inerente ao cargo e não pode e nem deve ser substituída por conversa fiada: o treinador manda e o jogador obedece. O resto é firula, é circunlóquio, é rodeio. “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Todas as vezes em que se foge à esta consagrada forma, todos querem ser pai do filho bonito, ainda que não tenham afogado o ganso, ou querem tirar o corpo fora, mesmo sendo responsáveis pelo nascimento de uma aberração.

Minto! Ouvi, sim, uma besteira maior, esta: fulano de tal é meu homem de confiança. Quer dizer que certo jogador não consegue diferir as propriedades de um corpo (por exemplo, de uma esfera e de um paralelogramo), mas se ele é de minha confiança, eu, como técnico, vou escalá-lo como titular e não deverei dar satisfações a ninguém, mesmo que o time que dirijo perca tudo que disputar porque meu homem de confiança é notoriamente um b#sta, mas é meu homem de confiança. Olha só, de onde eu vim, isto tem o singelo nome de pederastia.

Não sei por que cargas d’água me veio à lembrança a figura sonofabitchiana de Renato Cão de Sunglasses Gaúcho e seus homens de confiança Fabinho e Ygor, mais conhecido como Perygor (porque sempre representava perigo de gol do adversário).

Ou melhor, é claro que sei: é porque quero aqui transcrever um textículo que publiquei em 02/08/2008, por ocasião de uma derrota ridícula que sofremos para a Portuguesa de São Paulo e que nos colocou na lanterna do primeiro turno do Campeonato Brasileiro daquele ano, juntamente com o Ipatinga. Ei-lo.

“CARTA ABERTA, DIGO, ARREGANHADA A RENIGHT”

“Parabéns, Renight!

“Portuguesa 3×1 Fluminense. Culpa dos jogadores, já sei… O time perdeu, né?

Esse seu método de trabalho de começar os treinos às 16.00h e terminá-los hora e meia depois está dando certíssimo. Isso mesmo: tem que treinar muito. E o carinho, está fazendo carinho nos jogadores, tá?

Treinos começando às 16.00h? Dá tempo de você ir para a night, dormir até as 13.00h, ir à praia, pegar as mulé todos os dias… Vidão, digo, vi-a-dão, né?

E o Branco, hein? Viajando direto, gastando dinheiro do clube com p#tas feiuropéias… E para justificar a despesa, vai trazer outros cacarecos do quilate de Ygnormínia, Jean, Gustavo Nery, Minha Comissão Por Fora, 30% É Meu, etc.

E o cardiologista que preside churrascos todos os dias em vez do clube? Haja picanha, maminha e colesterol!

Vai perder o próximo jogo de quanto?

Qual foi mesmo o último jogo que ganhou?

3×3, 1×3, 1×3… é uma série bonita. Fez 5 e tomou 9 gols em três jogos! De nove pontos disputados, ganhou UM. Culpa deles, dos jogadores, já sei… Mas estamos orgulhosos, acredite.

Ipatinga x Fluminense vai ser um clássico, hein? Jogo para ver quem consegue o título honroroso de pior time do campeonato.

Saiba que Leonardo Da Vinci, que foi um grande inventor, está dando saltos carpados dentro do túmulo com essas suas invenções de Arouca e Mauricio na lateral direita, Fabinócuozinho e Ygor juntos no mesmo time, Washington sozinho na frente. Você está fazendo a maior força para perder, né?

Para ficar melhor (ou pior, sei lá o que passa nessa sua cabeça de fossa sanitária), por que você não escala o FH e o Ygnormínia de atacantes, o Dodô no gol, o Conca na lateral direita, e aquela pessoa que chocou o ovo do qual você nasceu na ponta, enfiada, que de ponta e de enfiada ela sabe tudo?”

Qualquer semelhança com o que hoje vem fazendo no Fluminense Abel Braga, NÃO é mera coincidência.

Fiquem com Deus que haverá de recompensar seus esforços.

Marcio Rocha

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

14 Comments

  1. MR, impressionantes as semelhanças entre os 2 períodos. Tô escrevendo na minha coluna de sexta a respeito dessa semana (pra mim perdida) de “treinos”. Como um time que tem errado tantos fundamentos (passes, cruzamentos, posicionamento etc.) pode em uma semana livre treinar somente 1 dia em horário integral e os outros 4 de 16 às 17:30h? E mais, com essa carga de trabalho ridícula nêgo ainda tá machucando…
    O pior é que se sai o Abel é provável que venha o renight. Aí, é aquilo: tira o tubo!!!

  2. Não tinha lido esse texto de 2008.
    Sensacional, MR!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  3. Natarelli no sábado, depois do treino, vamos promover um encontro homofóbico, ops, esportivo entre o MR e o Abel???

  4. Outra, TSL! Onde está o seu “grande” técnico hoje? Por que nenhum grande (ou pequeno) clube o contrata? Até Abel Braga, que é o chorume do caminhão da COMLURB, consegue ser um técnico mais maior de grande do que o seu peguete. Renato Gaúcho é um grande, um grande FDP, você quis dizer. 😛

  5. Aê TSL! O RG dirigiu o time em apenas três jogos e foi campeão de carona da Copa do Brasil em 2008. Nesse mesmo ano, foi demitido quando o time chegou à lanterna do Brasileiro. Como a maioria da torcida tricolor é débil mental, como você, RG voltou no ano seguinte para ser demitido novamente, quando deixou o time na UTI do Brasileiro. Saiu e foi treinar o vasquim, que, por isso, foi rebaixado naquele ano. Meu amigo, em qual parte do cérebro você sofreu lobotomia, o hemisfério direito ou esquerdo? 😛

  6. Discordo!!!

    Renato Gaúcho é um grande técnico!!!

    Pegou aquele time desacreditado do Joel santana em 2007, que não ganhava de ninguém e foi campeão da copa do brasil, quarto no brasileiro e finalista da libertadores.

    O azar do Renato é que ele só pega time que está no fundo do poço.

    Quantas vezes vc viu ele treinar um time pronto???

    O Muricy e o Abel pegou o Fluminense pronto, o Renato só pega time na podre.

    Abel como vc(ui!) sabe…ganhou o brasileiro do ano passado na sorte.

  7. Rods comenta:

    Gustavo Nery… veio como craque e ficamos esperando ele jogar bola até o dia que foi embora. Lembra “alguéns?”

    =p

  8. É isto mesmo MR! Um bando de prima donas dando uma para a outra e o Fluminense ficando na mão!
    Mas tem uma coisa. Não dá para passar a mão na cabeça de ninguém! O TN já estourou a panturrilha! Meio expediente e já deu merd@! A carne tá fraca? A preparação também tá uma merd@? Problema de junta?
    Sempre argumentei que nosso problema não é de treinador, é de gerência, treinador e JOGADORES! Graças a Deus não sou especialista nisto (rss…), mas como é que faz para juntar um bando Jogadores Homens? Ressucita o Telê e chama a Marta?
    ST.

    1. Well, well, well, eis que surge diretamente da gélida (ai!) Londres a sobrinha mais famosa de Galvão, a minha ex-redatora-chefe no Fluminense&Etc, Crys Bueno. Crys me expulsou de lá injustamente, mas ainda amuela. 😛

  9. Aê Nataradelli! A velhice traz consigo a mansidão. Além disso, meus dentes e pelos estão a cair. Também ando a sentir uma dor nos quartos, mas não pelo motivo que possa pensar essa sua cabeça de penico. É que desconfio que contraí (ai!) cinomose. 😛

  10. Aê MR,

    Em 2008 você era mais brabo. Hoje você está muito mansinho.
    Vamos no Laranjal sábado? Depois do treino vou lhe soltar dentro do vestiário.

Comments are closed.