Zaga do Flu 3 x 2 Fluminense (por Marcus Vinicius Caldeira)

O Fluminense fez ontem uma partida bem superior ao Vasco que, mais uma vez, se portou como time pequeno – com o regulamento embaixo do braço se limitou a marcar muito e tentar explorar os contra-ataques.

Tenho que confessar que adoro ver o “Gigante” da Colina se apequenando contra o verdadeiro gigante, o Tricolor das Laranjeiras! E o jogo foi nosso! Só um time atacava, o Fluminense. Só um time procurava o gol, o Fluminense. O adversário, apequenado por nove anos e apenas um mísero título e totalmente sem estrutura, limitava-se a se defender.

O primeiro tempo foi de amplo domínio do Tricolor! E logo de saída já metemos um balaço na trave! Thiago Neves que jogou muito bem chutou forte e a bola caprichosamente explodiu no poste direito do goleiro adversário. Logo em seguida, Anderson perdeu um gol incrível. A bola sobrou para ele na linha da pequena área e ele chutou no “saco” do goleiro. Isso mesmo. Mais de sete metros de largura do gol e nosso zagueiro acertou a genitália do adversário. Inacreditável! Não era noite, mesmo!

O adversário, como um timinho, não agredia nunca. O Fluminense por seu lado tentava atacar, mas sofria com a inoperância de seus laterais, principalmente, o Bruno. Deco, também não estava numa noite inspirada, diferente da final da Taça GB de 2012 em que destruiu com o jogo.

E o primeiro tempo acabou assim, com o Fluminense atacando, o timinho de São Cristovão se defendendo e nada do gol tricolor sair.

O Fluminense voltou pro segundo tempo com o Wellington Silva no lugar do Bruno, que estava tenebroso. E o Vasco melhorou seu jogo. Passou a combater mais no meio e tentar o seu gol embora não ameaçasse tanto. O Fluminense por sua vez chegava até a linha defensiva do Vasco, mas esbarrava em cruzamentos malfeitos pelos laterais, chutes mal dados ou tabelas interceptadas. Então, a zaga – e principalmente Gum – resolveu começar o seu show de horrores. Num chutão do adversário, nosso zagueiro cabeceou nos pés do Eder Luis, que ganhou na corrida do Anderson e cruzou para cabeçada defensável do atacante adversário, mas que Cavalieri não defendeu. Um a zero pros caras!

Em seguida, Abel tirou Deco e colocou Wagner. O time foi pra cima e virou o jogo em cinco minutos. Primeiro com Thiago Neves e depois com Nem. Aos trinta e oito minutos, o Flu tinha virado o jogo.

Mas a zaga e o Gum novamente entregaram.

O time passou a jogar erradamente todo atrás da linha da bola. Fred recebeu uma cotovelada e caiu. Bola pra lateral pro atendimento. Lateral cobrado, bola foi cruzada na área e a zaga, principalmente Gum, ficou toda olhando para arremate do atacante adversário.

Jogo empatado! Moral baixa, ficava difícil reagir! Mas, para piorar tomamos a revirada em mais um cruzamento onde a zaga ficou assistindo tudo. Inacreditável! Viramos o jogo em cinco minutos e em menos de cinco minutos o jogo estava revirado. Aí, já não dava pra mais nada!

É triste perder para um time tecnicamente inferior. Merecíamos a final, mas nossa zaga não deixou. Gum tem crédito, mas tem que assumir sua responsabilidade nesta derrota. Euzébio já havia entregado gol, quarta. Esta zaga é bicampeã brasileira e campeã carioca, mas que fiquemos de antenas ligadas.

Quarta-feira tem jogo pela Libertadores. Esqueçamos esta derrota. Os vascaínos estão comemorando como se fosse um título. E é, já que não ganham nada em final! A mulambada tá rindo à toa! Paciência! Foco no jogo de quarta-feira! Que venham mais três pontos para praticamente assegurarmos nossa classificação!

Fluminense, sempre!

Marcus Vinicius Caldeira

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @mvinicaldeira

11 Comments

  1. Sintetizando: nossa zaga é um HORROR há tempos (desde 2012). O que aconteceu ano passado foi um milagre chamado Diego Cavalieri.

    Nossos laterais não acertam quase nenhum cruzamento. Isto faz com que o time tenha que afunilar o jogo a toda hora, desperdiçando o imenso talento de nosso atacante Fred. Esta situação é absurda. Qualquer time que contasse com o futebol do Fred iria procurar enchê-lo de bolas.

    O Deco, realmente, se aposentou. Já deu. Perdemos uma grande chance de repatriar o Conca e convidar o Deco a se retirar dos gramados.

    Vamos conquistar a América com este time? Pode ser. Mas, sinceramente, acho a probabilidade muito pequena. Sequer reforçamos o pior setor do elenco: a ZAGA!

    ST, Luiz

  2. Zaga é composta tb do Goleiro. Qdo um de vcs virem o Cavalieri cortar um cruzamento, por favor me avisem. Não sai do Gol nem a pau.

  3. Rods comenta:

    Caldeira e demais tricolores, para mim o Fluminense jogou meia-bomba, 80% apenas. E isso foi suficiente para ser superior ao Vasco. Infelizmente, pelo o que todo mundo já cansou de falar, tomamos 3 e só fizemos 2.

    Continuo com o Abel, mas sigo contra sua percepção sobre os nossos zagueiros. Achei desnecessário o treino de quinta e repito mais uma vez: o “combinado” que jogou o carioca até aqui, dava conta do Vasco.

    Mas enfim, Inês é morta e quarta-feira temos uma preocupação maior. Gostaria muito de ver a torcida em peso no Engenhão.

    ST!

  4. O vascaíno em razão, o mérito é do Vasco. Porém, como aqui é um fórum de tricolores, apesar de que torcedores de outros times são bem vindos, nós tricolores podemos expressar nossas preocupações, alegrias e decepções quando e como quisermos.
    Ontem de fato o Gum foi péssimo e aumentou a minha preocupação com a zaga, já que ele era o único que ainda parecia jogar bem. Assim, os quatro (Bruno e seu reserva W. Silva, Gum e L. Euzébio e seus reservas Anderson e Digão/Elivelton estão jogando muito, muito mal. Slava-se, ainda, o Carlinhos. Depois de 90 jogos sem tomar 3 gols, os já tomou em dois dos últimos quatro jogos. E nesses quatro jogos tomou 9 gols, sem dois do temível Madureira. A desfea está uma peneira, sem proteção do meio e expondo toda a sua fragilidade. Lamento as contratações equivocadas e as oportunidades perdidas. Precisamos perder um pouco da empáfia e parar de achar que somos o melhor time do Brasil, porque não somos. Antes há os elencos do Corrinthians, do Grêmio e do Atlético. Se nos convencermos que somos limitados talvez os resultados melhorem. De outro modo 2013 poderá ser tenebroso pra nós. Precisamos corrigir muita coisa e trabalhar muito para reverter esse caminho de vaca pro brjeo.

  5. As perguntas que não querem calar: O que o Abel faz desde a pré-temporada, que não tem treinado a defesa, não deu ritmo ao time titular e sequer prestigiou o time reserva? É visível a lentidão e má forma do Deco, do Jean, do Edinho, de Wellington Nem, do Bruno, A defesa do ano passado, maquiou seus erros, tendo um Cavalieri inspirado. Hoje, a tática do Flu é a do chutão. Deco, em má forma, toca pro lado e encontra Jean, que em má forma técnica recua pro Edinho, que não sabe passar e recua pro Anderson, que fica nervoso e recua pro Cavalieri, que dá um chutão em ligação direta. É esta a única jogada de ataque do Flu hoje. Como qualquer critica ao que está errado visivelmente é chmada hj de cornetagem, o negocio é apoiar os erros do Bruno, Deco, Jean, Diguinho, Gum, Anderson e aplaudi-los a cada erro.

  6. Meu caldeirão,

    o futebol é o único esporte que permite ao pior chances reais de ganhar do melhor.
    Esta é, talvez, a maior beleza do esporte.
    Em 74, em 82, títulos históricos nossos, éramos inferiores tecnicamente.
    O Vasco fez o que lhe cabia. Se defender. Não bateu, não fez cera.
    Se fechou.
    Cabe ao melhor se fazer em campo melhor. Ontem, não o fez.
    Por último, é um paradoxo muito feliz ser chamado de timinho por um tricolor.
    grande abraço!

  7. Marcus Vinicius Caldeira respeito a sua opinião, todavia nervosismo não bate aqui nesta porta e muito menos prevejo futurismos!!!

  8. Ricardo Fernandes, seu time é um gigante… Gigante em ser vice campeões pra molambada!

    Eu entendo o seu nervosismo: mais um vice se aproxima!

  9. Tenho lido e escutado comentaristas: “a tática do vasco deu certo…”

    Fica aqui uma pergunta: gaucho treinou a zaga do flu na seta-feira?

    Abs.

  10. Pior que reconhecer uma derrota e tentar “diminuir” as vitórias dos outros, principalmente pela determinação e eficácia do seu adversário. Muito embora eu continue achando que o Flu possui o melhor elenco do RJ não é imbátivel e o Vasco jogando com o regulamento como você referiu fez o seu jogo, com as suas limitações e em minha opinião venceu bem, inclusive com o 3º gol em jogada ensaiada! Eu não festejei e/ou comemorei a vitória do meu Vasco porque não sou (acho) tolo e reconheço que nesta Temporada/2013 o meu clube provavelmente é a quarta força do estado, mas a História e os Títulos fazem do meu clube tão gigante como os outros três clubes cariocas, abraços!!!

Comments are closed.