A importância de um banco de qualidade (por Luís Brito Corrêa)

O Fluminense vive um período mágico no campeonato brasileiro. Em casa consegue vitórias importantes, também resultados grandiosos fora do Rio de Janeiro e vem conseguindo se manter no topo da tabela, apesar da ausência de jogadores como Valência, Bruno, Deco e Wellington Nem por conta das lesões. O time titular do Fluminense é qualificado e tarimbado, todo mundo já sabe, mas as peças de reposição do tricolor são de extrema qualidade. Talvez no Brasil nenhum clube possua onze jogadores iniciais de tanta qualidade quanto o Fluminense, muito menos um banco experiente e capaz de manter o nível dos que começam jogando.

Porém, a torcida ficará preocupada com ausência de Deco e W. Nem pelas próximas semanas, talvez meses, mais ainda com a pouca bagagem de Wallace e a ausência de Valência no meio campo tricolor, pois este já demonstrou ser importante na marcação. Abel Braga sabe da qualidade do elenco para o campeonato e aposta muito em seus comandados, sabe que quem entrar terá condições de manter o nível, talvez em alguns casos surpreendentemente para a torcida – alguém entrar e jogar melhor que o jogador da posição que tenha se machucado ou saído por cartão.

Vejamos o caso de Wagner, que vem crescendo muito bem dentro do Campeonato Brasileiro. O Jogador está começando a ter boa movimentação no campo e qualidade em seus passes, com uma sequência de jogos que pode colocá-lo nos eixos definitivamente. Wallace é outro jogador que cresceu de forma muito agradável, apesar da inexperiência – o jogador é extremamente qualificado na questão ofensiva, apoia e cruza bem. Pode ser que possa até dar um chá de banco a Bruno, que ainda não agradou plenamente à torcida do Fluminense.

O mais importante de tudo são as vitórias e a regularidade dentro de um campeonato tão difícil, vide a última derrota do Botafogo em casa para o Palmeiras de Barcos, e os empates sem graça dos dois times do Rio Grande do Sul contra times de menor expressão. O dedo mágico de Abel, conhecedor de seus jogadores e da qualidade de cada em sua posição, é fundamental para o ritmo que o Fluminense mantém dentro da competição.

O primeiro objetivo é voltar a jogar a Copa Libertadores e, consequentemente quem pensa nela por obrigação pensa no título. O caminho está traçado e o grupo sabe o que fazer para chegar. Com Fred em grande fase, o Fluminense ainda possui cartas no “banco” para conquistar o campeonato.

NR: Final de semana promete com o duelo Fluminense x Palmeiras, que já entrará em campo sabendo do resultado e confronto direto do ótimo Atlético Mineiro contra o organizado Vasco da Gama.  Um empate nesse jogo não seria tão ruim. Torcida tricolor, comparecer em massa e em grande número ao Engenhão no jogo diante do Palmeiras é fundamental.

Luis Brito Corrêa

@datluis

Panorama Tricolor/ FluNews