Mas… é carnaval! (por Marcus Vinicius Caldeira)


Quem é você?/ Adivinha se gosta de mim/ Hoje os dois mascarados procuram os seus namorados perguntando assim

Sexta-feira começa a terminar o carnaval de 2013! Sim… Começa a terminar! Para mim o carnaval começa na primeira noite em que a quadra da Mangueira abre lá pra julho! De lá até a quarta-feira de cinzas, é quadra de escola de samba, ensaios dos blocos e tudo o que envolve os preparativos para a festa momesca.

Nesta semana que antecede os quatro dias de folia, é uma correria tremenda para comprar as últimas fantasias, o confete, a serpentina e quando desfilo na escola de samba (este ano, infelizmente, não desfilarei) para ajeitar a fantasia da agremiação.

Sim… Eu amo carnaval!

Quem é você, diga logo que eu quero saber o seu jogo/ Que eu quero morrer no seu bloco/ Que eu quero me arder no seu fogo

O carnaval é a única época do ano que “tricolebo” sem culpa. Para mim, nos quatro dias de folia os campeonatos deviam ser paralisados. Porém, por conta desse calendário maluco realizam jogos durante a folia. E eu dificilmente marco presença no estádio. No máximo, uma parada defronte à televisão para assistir ao jogo do Fluminense caso ele esteja jogando. E neste carnaval estará. Putz!

Eu sou seresteiro, poeta e cantor/ O meu tempo inteiro só zombo do amor /Eu tenho um pandeiro /Só quero um violão/ Eu nado em dinheiro/ Não tenho um tostão

Sou folião de ir aos blocos, tomar cervejas logo pela manhã, curtir as marchinhas, os sambas, os frevos, os maracatus, enfim, ouvir músicas de carnaval.

Sou folião de ir fantasiado para os blocos, de brincar com as fantasias dos outros e quem sabe sempre, de descolar umas cabrochas novas durante o carnaval. Carnaval é isso: boa música, alegria, diversão e cabrochas!

Fui porta-estandarte, não sei mais dançar/Eu, modéstia à parte, nasci pra sambar /Eu sou tão menino/ Meu tempo passou/ Eu sou colombina/ Eu sou pierrô

E para mim, o melhor dia do carnaval é domingo no Cordão do Boitatá no Largo do Paço (Praça XV). Neste dia, eu me sinto no paraíso. A praça tomada de foliões fantasiados desde cedo, o palco armado para o grande show do Cordão do Boitatá que dura horas e eu fantasiado de “Cartolinha Tricolor”. Neste dia, eu sinto sempre que a vida valeu e muito!

Mas é carnaval Não me diga mais quem é você Amanhã tudo volta ao normal Deixa a festa acabar Deixa o barco correr

Porém, na quarta-feira de cinzas eu já não sou mais ninguém! Na terça-feira à noite nos show na Lapa eu já vou me despedindo do carnaval, morto com farofa e me preparando para o ano que urá começar de fato. E para nós, tricolores, o ano futebolístico começa de fato na quarta com Caracas x Fluminense, primeiro jogo nosso pela Libertadores. A partir daí não há espaço para a tricolebagem. É respirar Fluminense até o fim do ano.

E que este ano seja pródigo como foi 2012!

Bom carnaval para quem é de carnaval!

Bom descanso para quem é de descanso!

Até quarta-feira de cinzas no “Caracas versus Fluminense”!

Deixa o dia raiar que hoje eu sou
Da maneira que você me quer O que você pedir eu lhe dou
Seja você quem for Seja o que Deus quiser Seja você quem for Seja o que Deus quiser

Chico Buarque

#############################

Minha programação pro Carnaval:

Sexta: Embaixadores da Folia, Centro, noite

Sábado: Abertura no Bola Preta. Depois, vou tocar com o Grupo de Sambas de Enredo no Armazém do Senado, 11 horas. Berro da Viúva, 14 horas, na Gomes Freire!

Domingo: Cordão do Boitatá.

Segunda-feira: Céu na Terra.

Terça-feira: Orquestra Voadora no MAM e show de encarramento com o Boitatá na Lapa.

Marcus Vinicius Caldeira

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @mvinicaldeira

Contato: Vitor Franklin