Fluminense x Botafogo, outra decisão (por Flavio Souza)

O Fluminense conseguiu um excelente resultado ao bater o Atlético Mineiro pelo magro placar de 1 a 0 no Maracanã com gol de Lima, mesmo apresentando um futebol abaixo do esperado. Este resultado nos trará uma pequena vantagem na partida de volta na próxima semana, mas apesar do bom resultado, temos duas más notícias para o próximo jogo do Campeonato Brasileiro no próximo sábado contra o Botafogo no Maracanã. Thiago Silva deixou o campo contundido e Thiago Santos está suspenso devido ao terceiro cartão amarelo recebido na partida contra o Juventude.

O Botafogo, por sua vez, virá para o próximo jogo abalado após um empate ruim de 0 a 0 contra o São Paulo pela Libertadores, e precisando buscar a vitória para manter a liderança isolada no Campeonato Brasileiro. Já o Fluminense precisa da vitória para se manter fora da zona de rebaixamento. Em caso de derrota, o Tricolor poderá terminar a rodada na 18a posição caso Vitória e Corinthians vençam suas partidas contra Juventude e Atlético-GO, respectivamente.

O técnico Mano Menezes terá que ser criativo na montagem do time para a partida contra o Botafogo, com a ausência confirmada de Thiago Santos e muito provavelmente de Thiago Silva. Levando em consideração apenas a lista dos jogadores relacionados para a última partida contra o Atlético-MG, a comissão técnica contará apenas com Felipe Melo e Antônio Carlos para formar nossa zaga. Manoel permanece no elenco do Fluminense e também parece ser opção, apesar de não ter sido muito aproveitado nesta temporada.

Esta situação reforça o fracasso da montagem do elenco do Fluminense e o péssimo aproveitamento dos jogadores da nossa base. Além do recém-contratado Ignácio, que se encontra lesionado, temos disponíveis no elenco Felipe Andrade e Luan Freitas, que está emprestado ao Paysandu. Nossa performance e nossos resultados melhoram muito esse ano após o rejuvenescimento do time, mas a defesa ainda sente muito o problema da grande quantidade de jogadores de mais idade.

Acredito que neste sábado teremos um ótimo jogo e espero que nosso amado Fluminense possa vencer, para chegar embalado na próxima quarta-feira para o jogo de volta das quartas de final da Libertadores contra o Atlético Mineiro.

##########

Na próxima segunda-feira o grande e inesquecível ex-presidente do Fluminense Francisco Horta completará 90 anos de idade. Horta foi presidente do Fluminense entre janeiro de 1975 e janeiro de 1978 e teve como grandes realizações a contratação de Rivellino, a maior negociação de um jogador da época, e a montagem da maravilhosa e inesquecível Máquina Tricolor. Horta também implantou a política do troca-troca com outros times do Rio de Janeiro e cunhou o célebre bordão “Vencer ou Vencer”.

Francisco Horta está entre os maiores presidentes da história do Fluminense pelas suas realizações, sua nobreza e seu caráter irreparável. Bem diferente do atual, que tem caráter pra lá de duvidoso e precisa pagar influencers e mídia amiga para falarem bem dele e chamarem-no de maior presidente da história, apesar de sua passagem colecionar, além da abençoada Libertadores, coisas péssimas como trairagens, perseguições, transações escandalosas e pouco caso com as finanças do clube.

Este PANORAMA TRICOLOR fará uma homenagem ao Dr. Horta em uma live na próxima segunda-feira, dia 23/09, às 20 horas.