Finalmente, depois de algumas temporadas de frustrações, houve o anúncio da volta de TS3 para o Fluminense a partir do mês de julho. O vídeo divulgado nas redes sociais do Fluminense e do próprio Thiago é muito bonito, capaz de levar às lágrimas o mais ressabiado tricolor e, quem sabe, até torcedores dos times adversários.
Thiago chegou ao Fluminense em 2006, depois de se recuperar de uma gravíssima crise de tuberculose que teve enquanto jogava no Dínamo de Moscou. Ele já falou muitas vezes de forma emocionada de como é grato à chance que o clube deu a ele depois desse momento dificílimo da sua vida pessoal e carreira.
Entre 2006 e 2008 Thiago jogou 146 partidas pelo Fluminense, marcou 14 gols e participou das campanhas da conquista da Copa do Brasil de 2007 e do dramático, inesquecivelmente lindo e triste vice-campeonato da Libertadores em 2008. Em dezembro do mesmo ano, foi negociado com o Milan e, a partir de então, retomou sua carreira europeia que viria a ser enormemente vencedora.
Na Seleção Brasileira TS3 jogou entre 2008 e 2022, totalizou 08 jogos na categoria sub-23 marcando 01 gol, enquanto na seleção principal jogou 113 partidas e marcou 07 gols. Foi jogador titular da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 2010 a 2022, e atualmente é o jogador que mais atuou pelo Brasil como capitão em Copas do Mundo, com um total de 12 atuações.
Thiago está em grande forma física, é titular absoluto no Chelsea e tem sido regularmente avaliado como o melhor do time em campo. Nas últimas temporadas ele atuou quase 70% dos cerca de 50 jogos disputados pela equipe, embora ela não tenha tido muito sucesso recentemente na Premier League, ou nas copas inglesas e europeias.
.
No Chelsea, Thiago tem como companheiros na defesa jogadores jovens entre 22 e 24 anos, já a defesa do Fluminense tem uma média de idade de 37 anos com Fábio(43), Samuel Xavier (33), Felipe Melo (40), Manoel(34) e Marcelo(35). É evidente que não poderemos ter uma zaga formada por Felipe Melo e Thiago Silva; precisaremos rejuvenescer urgentemente nosso sistema defensivo que em 2024 tem tomado muito mais gols em média do que na temporada passada.
O Fluminense jogou 72 partidas na temporada 2023, o dobro de partidas que Thiago Silva vinha fazendo anualmente no Chelsea, então precisaremos poupá-lo em muitos jogos para que possamos contar com seu talento e qualidade tanto na Copa do Brasil quanto na Copa Libertadores. Mais uma razão para termos espaço nas escalações para jogadores mais jovens.
Espero que o Monstro ajude o Fluminense a retomar o seu melhor futebol e que conquiste conosco mais títulos e taças.
A expectativa é enorme.