Felipe Andrade merece ser titular na zaga (por Daniel Morales)

Um dos principais destaques da vitória do Fluminense na última quarta-feira (01/05) contra o Sampaio Corrêa em Cariacica, o jovem defensor Felipe Andrade, de 21 anos, deu mais segurança à zaga tricolor, além de mais velocidade, se antecipando aos atacantes da equipe adversária.

Claro que o adversário não é muito parâmetro, todo respeito ao tradicional Sampaio Corrêa e sua torcida, mas o Fluminense não fez mais que sua obrigação ao vencer o time do Maranhão. Porém, foi nítido que com, jogadores mais jovens na equipe titular, o Flu jogou melhor e dominou a equipe nordestina. O placar de “apenas” 2 a 0 ficou até barato para o Bolívia, visto que o Tricolor conseguiu criar várias chances de gols.

Mas nesta coluna me atento ao zagueiro tricolor. Felipe Andrade foi o grande destaque do Fluminense no fraco Campeonato Carioca feito pelo time de Fernando Diniz. Felipe demostrou ser muito útil, sendo um jogador versátil que, além de zagueiro, também joga de primeiro volante e de lateral.

Além disso, possui características importantes para o estilo de jogo do Fluminense, sendo um jogador que pode contribuir na construção ofensiva vindo da defesa, algo que quem fazia muito bem era o ex-capitão tricolor Nino.

A pergunta que fica é: por que mesmo sendo um jogador que possui características importantes e coerentes com o que propõe Fernando Diniz, Felipe Andrade ganhou tão poucas oportunidades? Como, por exemplo, na goleada sofrida pelo Corinthians no último domingo, onde Diniz preferiu ir de Manoel e Felipe Melo na defesa e, pior, só o colocou quando o jogo já estava 3 a 0 para o Corinthians.

O zagueiro cria de Xerém foi nomeado (em votação popular) o melhor em campo na vitória contra o Sampaio Corrêa, mas não é de hoje que Felipe Andrade vem chamando atenção, pois sempre que entra nos jogos costuma ir bem.

Num elenco de zagueiros com nomes envelhecidos e outros bem questionáveis, o jovem de 21 anos surge como o melhor zagueiro do Fluminense entre os disponíveis, visto que Marlon está machucado.

A briga na zaga tricolor era pra ser quem seria o companheiro de Felipe Andrade na defesa e não se o jovem defensor deveria ser titular ou não. É preciso que Fernando Diniz seja mais coerente com seu estilo de jogo e dê a oportunidade de Felipe Andrade ser o zagueiro titular.

Já seria um bom começo.