Muitas pessoas não têm noção do poder de darmos referências para os mais jovens durante a sua formação.
Em uma conversa com o meu amigo Paulo Sérgio Alonso, da Petrobras, que além de ser um grande engenheiro é pianista, ele me falou como é importante para uma orquestra a chegada de um regente de referência e como toda a orquestra consegue evoluir a partir dessa referência.
A contratação do Thiago Silva será muito mais do que trazer um jogador, que inclusive alguns consideram indevidamente como “velho”, mas que ainda atua com alto nível de rendimento no principal campeonato mundial que é a Premier League, e que a própria torcida do Chelsea lamenta muito a sua saída.
Ao chegar no Brasil, pelo menos nos próximos dois anos, pelo menos até o final da temporada de 2025, ele ainda será o melhor zagueiro em atividade no Brasil.
A não ser que a Direção do Fluminense continue querendo dar minutagem para barangas ou preservar alguns jogadores, esses sim idosos, que não estão no mesmo nível esportivo do Thiago Silva, temos uma grande oportunidade com sua chegada e isso tem que ser percebido como uma estratégia de formação de novos zagueiros. Nesse sentido, seria muito importante pegar pelo menos dois zagueiros que o Fluminense tem, oriundos da sua base, tanto o Felipe Andrade como o Luan de Freitas, e os transformarem em dois grandes zagueiros nessa convivência com o Monstro nos próximos meses, caso sua volta se confirme.
Nunca é demais lembrar que, em uma época distante, ainda muito menos experiente e com uma técnica menos desenvolvida de posicionamento, Thiago Silva carregou no colo o limitadíssimo Luis Alberto durante muito tempo e até transformou numa belíssima dupla de zaga, onde seu par também se caracterizava nas belas entrevistas que dava posteriormente às partidas.
Trazer Thiago Silva nos proporcionará essa importante externalidade de legado para nossas futuras gerações de zagueiros produzidos na nossa base. Ele funcionaria como um Mestre Yoda que, apesar da aparência idosa, é o que domina a melhor técnica e o que melhor proporciona ensinamentos para os jovens Padawans poderem um dia também serem Mestres Jedis.
Uma ótima visão sobre a possível contratação. Parabéns!!
Analise brilhante e irretocável. Parabens Victer!!