Ontem, tivemos o último jogo do fantástico Fluminense de 2012. Desde a conquista do título que não espero mais nada deste grupo e não cobro mais nada dele e ontem não foi diferente. Até porque o time era todo reserva (com a exceção do Bruno) e recheado de garotos da base. Na verdade, foi um grande coletivo.
Fui ao estádio, ontem, primeiro porque se o Fluminense joga no Rio, meu lugar é lá e segundo para despedir-me do ano futebolístico de 2012 que foi maravilhoso. Este time nos deu muitas alegrias.
Começou com o Carioca de 2012 e duas goleadas nas finais. Primeiro na final da Taça Guanabara onde o Fluminense meteu um 3×1 no Vasco, mas que se o resultado fosse 6×1 não seria nenhuma anormalidade de tanto que o Flu perdeu de gols cara a cara com o goleiro.
Na fnal do estadual, outra porranca, agora sobre o Botafogo. Primeiro jogo, 4×1 e segundo jogo, 1×0. No agregado, 5×1 e o título! Até a final contra o Volta Redonda em 2005 foi muito mais difícil.
Na Libertadores, uma primeira fase irretocável e vitória sobre o Boca Juniors em La Bombonera – eu estava presente! Depois eliminamos o Inter e caímos pro Boca, jogando as duas partidas com 5 reservas.
E aí veio o Brasileirão.
Campanha fantástica.
Time muito competitivo e que até a concretização do título tinha perdido apenas três partidas. Fred, artilheiro. Melhor ataque. Melhor defesa. E o tetracampeonato brasileiro. O segundo em três anos. Conquista merecida e sem contestação, a não ser pelos lunáticos.
Ontem, um jogo ruim, onde dominamos boa parte dele e tomamos dois gols em contra-ataques. Perdemos um gol incrível com Samuel que, sem goleiro, chutou em cima do zagueiro. Nada que nos deixe chateados ou tristes. Um tetracampeão só pode ter alegria e gratidão a este elenco. Qualquer coisa diferente disso é coisa de tricolebas ou ingratos.
Agora vem o recesso que nos deixa órfãos de nossa paixão.
Virá aquela chateação das especulações por contratações, embora o Flu trará quase ninguém. Elenco fechado com necessidade de apenas duas ou três contratações, principalmente nas laterais.
Que venha 2013!
E com ele a Libertadores ou o penta ou ambos! O ano promete!
Obrigado, Fluzão!
Saudações tetracampeãs!
Marcus Vinicius Caldeira
Panorama Tricolor
@PanoramaTri
Imagem: lancenet.com.br
Contato: Vitor Franklin
Já à venda, o novo livro de Paulo-Roberto Andel sobre o 2012 de glórias do Flu: http://www.7letras.com.br/duas-vezes-no-ceu-os-campeoes-do-rio-e-do-brasil.html