Estádios da Copa – Mané Garrincha a 81% (por Rods)

Mané Garrincha em obras para a Copa de 2014 no Brasil

Com a instalação das placas-base para fixação da cobertura, o Estádio Nacional de Brasília ficará muito perto da sua finalização.

Graças a uma cortesia da assessoria de comunicação dos responsáveis pelo estádio, tive o prazer de conhecer as obras há cerca de duas semanas. Pelo o que vi e pelo que me foi explicado, posso dizer que o Mané Garrincha nada ficará devendo ao Santiago Bernabéu ou a qualquer dos gigantes mundiais. Sua estrutura e o planejamento para a área externa foram norteados pelo objetivo de dar conforto, possibilitar o bem-estar e servir como um exemplo de sustentabilidade.

O estádio servirá de palco para a abertura da Copa das Confederações e para alguns jogos da Copa do Mundo de 2014. Muitos se perguntam o que será feito do Mané Garrincha após esses eventos, uma vez que os times locais estão longe de serem expoentes do nosso futebol. Quanto a isso só podemos especular, mas existe um planejamento e não nada é difícil de imaginar os shows que poderão ser feitos ali. Existe também a possibilidade de haver jogos da própria Seleção e de grandes times nacionais – seja na Copa do Brasil ou mesmo por opção de se levar o jogo para lá. Público todos sabem que não faltará.

Segue a comunicação oficial atualizada sobre as obras.

Quando estiver pronto, o Mané Garrincha ficará assim

Brasília, 26 de novembro de 2012

A construção do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha segue em ritmo acelerado: 81% de sua execução foi finalizada. Agora, a obra segue para mais uma etapa: a montagem da cobertura. No anel de compressão já estão sendo instaladas as placas-base que permitirão fixar a estrutura. Ao todo, são 48 peças, pesando 2,4t cada uma.

Com a aplicação das placas-base, será possível içar os cabos permanentes que sustentarão a cobertura. O içamento dos cabos será feito de forma automatizada, para garantir a geometria circular, além da sincronia e da precisão necessárias. Em seguida, serão montadas e instaladas as treliças que formarão a base para a colocação da membrana.

A cobertura do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha é uma das inovações tecnológicas que a obra exibirá. Funcionando como sistema de “roda de bicicleta invertida”, ela é composta por uma estrutura tensionada com cabos e treliças metálicas e revestida por uma membrana que cobrirá todos os assentos do estádio.

A membrana, de 90 mil m², é autolimpante, permite a passagem de luz natural, retém o calor e, ainda, retira a poluição do ar. A estrutura chegará ao Brasil em dezembro.

Em contato com o sol, ela é capaz de retirar gases poluentes da atmosfera, em uma quantidade equivalente ao produzido por cerca de mil veículos por dia.

A água da chuva também será captada pela cobertura e pelo piso permeável da área externa do estádio. Ela será armazenada em cinco cisternas e em um lago que fará parte do paisagismo no entorno. A água não potável será utilizada nos vasos sanitários e mictórios, na irrigação do gramado e na lavagem em geral. O sistema armazenará 6,84 milhões de litros de água. Isso representa 80% da demanda do estádio e equivale a encher duas piscinas olímpicas e duas semiolímpicas.

O anel de compressão também terá importante papel na questão da sustentabilidade. Construído em concreto, facilitará a instalação das placas fotovoltaicas, responsáveis pela captação da energia solar. Serão dispostas 9,6 mil placas, com capacidade para gerar 2,5 megawatts de energia, o que corresponde ao abastecimento de quase 2 mil residências por dia.

Ecoarena – O estádio caminha para ser o primeiro na história a receber o certificado máximo de sustentabilidade. O selo Leed Platinum ― entregue após a conclusão da obra ― é reconhecido internacionalmente e garante que a construção é altamente sustentável. Hoje, nenhum estádio de futebol no mundo possui o selo Platinum.

O conceito de arena verde começou ainda na criação do projeto. São usados materiais recicláveis ou reciclados na construção. Tudo o que saiu do antigo estádio foi reaproveitado na própria obra ou em cooperativas de reciclagem do Distrito Federal.

Multiuso – O estádio terá assentos marcados e retráteis, a uma distância inicial de apenas 7,5m do campo de futebol. Este, por sua vez, foi rebaixado 4,8m de sua altura original, permitindo maior visibilidade para todo o público.

Construído como arena multiuso, o estádio é adaptado para a realização de grandes eventos nacionais e internacionais. A arena passará por licitação para que uma empresa especializada em entretenimento a administre e garanta um calendário de eventos, aquecendo, assim, o setor de serviços, como bares, hotéis, restaurantes e táxis. Dessa forma, haverá geração de emprego e renda, melhorando a qualidade de vida da população.

Para o Governo do Distrito Federal, a oportunidade de realizar a abertura da Copa das Confederações (2013) e receber o número máximo de jogos da Copa do Mundo (2014), sete ao todo, é um potencializador de investimentos em obras de infraestrutura, qualificação profissional e desenvolvimento do turismo, que ficarão como legado para a capital.

Legado que já pode ser percebido. Por ser sede da Copa, Brasília receberá do governo federal cerca de R$ 3 bilhões em obras de mobilidade urbana, infraestrutura e segurança, o que comprova o poder transformador dessas competições.

O Estádio Nacional também está em local privilegiado, a cerca de 3km dos setores Hoteleiro e Hospitalar, do Centro de Convenções e do Parque da Cidade. Isso possibilita que a Copa em Brasília seja de fato verde, realizada a pé ou de bicicleta.

 

Rodrigo César – O Rods

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @Rods_C

Contato: Vítor “O anjo das pernas tortas” Franklin

1 Comments

  1. Apenas para complementar as informações, a foto da maquete do projeto do estádio foi tirada em uma sala, ao lado do vestiário (para visitar as obras é obrigatório o uso de capacete e botas).

    Além da maquete, na sala há também em exposição uma bola autografada pelo Ronaldo e outros ídolos do futebol, um macacão e um capacete autografados por corredores da Stock Car.

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