Ok, presidente, é o Fluminense! (por Paulo-Roberto Andel)

Ok, presidente.

Muitas vezes eu te defendi sem te conhecer. Sei do teu passado. Deixa estar. Procure nas tuas correspondências antigas, eu estou lá.

Você é ídolo, presidente. Não meu, respeito quem idolatra. Estou velho, ídolo é para os mais jovens. Isso não me impede em nada de reconhecer os teus feitos.

Não espero que você reconheça os meus, que são pequeninos, mas bem ou mal eu coloquei o teu nome no Museu do Futebol e na Biblioteca Nacional. E sem cobrar um centavo, vai.

Hora de rever conceitos, presidente. O tempo passou, as pessoas mudam e as mais inteligentes, para melhor. O tempo não para, ninguém é dono da verdade absoluta.

É preciso ter em mente que, por mais que se tenha feito, o importante é o que será feito. Toda história é de cristal: ela pode estar linda em cima da mesa, brilhante, mas um simples escorregão pode levar tudo ao chão, espatifado. E quem cai nem sempre se levanta.

Presidente, humildade é tudo. Alguém disse que certas pessoas são tão pobres que só têm dinheiro. Não basta o discurso, é preciso ação. Não bastam as aparências, é preciso transparência, jogo limpo, conversa franca.

É sempre bom deixar de lado os puxa-sacos da internet e do clube, presidente. Eles só falam o que vai te agradar por um tempo, mas são traíras. Não valem as calcinhas que vestem. Não se deixe ludibriar. Na hora em que for preciso, te jogam aos tubarões. E já aconteceu.

Esse negócio de jogador pra lá e pra cá atrapalha, presidente. Mesmo. Acaba gerando maledicências desnecessárias, não é mesmo? E o treinador é pra ser respeitado, de verdade, de coração.

Bom, mas tudo isso é apenas para quando a bola tiver chance de rolar. Por enquanto estamos sitiados, é necessário; muita gente sofrendo, as prioridades são outras. São tempos de guerra Covid19, que venha um mínimo de paz.

Ah, só mais uma coisa, presidente: a torcida é o bem maior do clube. Ela não pode ser sacaneada, trairada ou ingrupida. Ela não pode ser desrespeitada. Todo torcedor é importante, sócio ou não, na arquibancada ou não. Vale a pena refletir. Eu sei o que você fez no verão passado.

Boa sorte, presidente. Não sou teu devoto, respeito tua trajetória, sei do teu valor onde importa, boa parte da torcida te ama. Pense nisso.

Espero escrever histórias felizes. Tenha um ótimo mandato.

As camisas novas estão bonitas. Pegue a 9, seja feliz e faça a felicidade da turma.

O resto fica por conta do Francis.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @pauloandel

#credibilidade