CONFIRA O PODCAST DO PANORAMA TRICOLOR: CLIQUE AQUI
Na pré-temporada de luxo do Fluminense, até aqui foram cinco jogos e quatro vitórias. Odair Hellmann promove seus testes, faz rodízios, ainda sem todos os contratados à disposição, e amadurece seu estilo de jogo, vencendo quase todos.
Não seria nenhum absurdo, aliás, seria absolutamente normal, que, nesta fase inicial da temporada, quando as equipes buscam se acertar e os técnicos implantam as novidades de seus esquemas táticos, houvesse algum tropeço. Caso de sábado passado diante do Boavista.
Para nossa sorte, contudo, e aí, talvez, haja algum ingrediente a mais, porque não se pode deixar de enaltecer o início de trabalho do treinador Odair, iniciamos a temporada da melhor forma possível.
Evidentemente, estamos longe do que se considera ideal. Há falhas visíveis que Hellmann consegue perceber durante a partida e corrigir ainda no seu curso. Ponto a seu favor. Há, ainda, um novo Nenê, cheio de disposição, à beira dos quarenta anos.
Por isso, por ainda estarmos bem longe do ideal e ainda sem a equipe que pode ser considerada titular, o bom começo de temporada deve renovar a esperança do torcedor Tricolor.
Os adversários são fracos, mas são fracos para todos, argumento que não se pode usar para diminuir o início da campanha do Fluminense.
Nesta terça-feira, já teremos a primeira decisão. E aí vale dinheiro, título internacional e vaga na Libertadores. Iniciar uma competição internacional tão cedo, com a equipe ainda em formação, é um risco, mas a campanha – e não só ela, também o futebol apresentado até aqui no Carioca –, indica que o Unión La Calera, do Chile, não encontrará um adversário tão verde pela frente.
O amadurecimento gradual da equipe, a assimilação dos conceitos do seu técnico, a qualificação do elenco com os reforços – sobretudo Fernando Pacheco – que ainda não estrearam, sugerem um ano de 2020 bem melhor do que o que foi o de 2019, ou do que foram os últimos anos de escassez de títulos e protagonismo no futebol nacional.
O Fluminense está no caminho certo, fruto do esforço da atual gestão em pautar-se pela prática de condutas responsáveis, reforçar o elenco e garantir, minimamente, o equilíbrio das finanças e o pagamento de suas obrigações em dia.
Para tanto, criou o portal de transparência, que dá publicidade ao torcedor dos atos da administração e de outras informações de seu interesse e possibilita a efetiva fiscalização da administração.
Bola dentro do presidente, que começou 2020 com o pé direito. Que se paute sempre pelo interesse do Fluminense em primeiro lugar.
Panorama Tricolor
@PanoramaTri @FFleury
#credibilidade