O Fluminense na Copinha (por Hugo Jácome)

O Fluminense anunciou seu elenco para a disputa da Copa São Paulo de Futebol. Os garotos jogam contra o Socorro-SE (02/01), Vilhenense-RO (05/01) e contra o Ituano-SP (08/01). Todos os jogos dos Moleques de Xerém terão transmissão do SporTV.

Trata-se de uma das principais competições de base do futebol brasileiro. O tricolor é o segundo maior vencedor da competição, mas apesar do histórico positivo, as últimas participações deixaram a desejar. A última que teve destaque foi em 2012, um time que tinha como principais nomes Michael e Marcos Jr. Apesar do pequeno destaque que tinha, Fabinho, atualmente volante da seleção brasileira e do Liverpool, atuou naquela edição. De lá para cá, pouco ou nenhum destaque nas competições, apesar das dezenas de jogadores formados. E o que podemos esperar da nossa participação em 2020?

No gol, foram 4 relacionados: Cayo Fellipe, Gustavo, Marcelo Pitaluga e Pedro Rangel. Cayo Fellipe atuou em 2019 pelo sub-17. O jogador nascido em 2003 foi considerado o melhor goleiro do Torneio do Paraguai sub-17 vencido pelo Tricolor. Foi, ainda, o goleiro do time campeão estadual sub-17 da temporada passada. Gustavo é nascido em 2002 e foi goleiro em parte do Brasileiro sub-20 no ano passado. Dividiu a posição na categoria com Pedro Rangel, o mais experiente dos quatro, nascido em 2000, que havia chegado do Itapirense após ser observado na Copinha de 2019.

Por fim, Marcelo Pitaluga, o goleiro de maior destaque. Chegou ao Fluminense ainda no sub-7, o garoto nascido em 2002, com 1,90 de altura, provavelmente será o titular da equipe. Em 2019, revezou entre o elenco principal e o sub-20. Compôs o grupo campeão mundial Sub-17 pela Seleção Brasileira em 2019. Destaca-se sempre em disputas de pênaltis, o que pode ser um trunfo se o Clube chegar nas fases finais.

Para o sistema defensivo, foram relacionados os laterais-direitos Calegari e Guilherme, os zagueiros Cipriano, Davi, Denis, Geovani e Luan Freitas, enquanto para a lateral-esquerda foi levado o garoto Marcos Pedro. Lucas Calegari, nascido em 2002, é um dos principais destaques de Xerém. Chegou aos 12 anos, fruto do trabalho de observação do Clube, como jogador de frente, mas hoje reveza entre lateral-direito e meio de campo. Em 2019 treinou entre os profissionais e foi convocado para a Seleção Brasileira sub-17. Guilherme, nascido em 2000, foi contratado em julho junto ao Duque de Caxias, após um período de testes em Xerém. Desde sua chegada, passou o maior tempo como reserva no sub-20. O único lateral-esquerdo de ofício dentre os relacionados é Marcos Pedro. O garoto nascido em 2001, foi captado em 2017 junto ao Tigres do Brasil, jogou a temporada pelo sub-20 e será o titular da posição.

Na zaga, Cipriano subiu ao sub-20 no final de 2019. Nascido em 2002, o garoto fez a maior parte da temporada pela equipe sub-17, em que se sagrou campeão estadual, sendo um dos titulares do time. Davi fará sua primeira temporada sub-20 nesta temporada, estreando na Copa São Paulo. O zagueiro nascido em 2002 atuou a maior parte da última temporada pelo sub-17, sendo convocado em jogos pontuais para integrar o elenco sub-20. Denis é mais um zagueiro nascido em 2002 e que esteve em ação pelo sub-17 na temporada passada.

Geovani e Luan Freitas devem ser os titulares para o início da competição. O primeiro, nascido em 2000, já está no sub-20 desde 2018 e contará com a experiência de ir para sua terceira Copa São Paulo. O segundo é o grande destaque do sistema defensivo. Em 2019 passou parte da temporada treinando entre os profissionais. Nascido em 2001, foi convocado para a seleção brasileira sub-20 na última temporada. É um dos garotos que deve compor o novo elenco sub-23 criado pelo Clube, além de integrar o elenco principal em alguns jogos. Anda sendo observado por Udinese-ITA e Lille-FRA.

Para o meio de campo são opções: André, Emanoel, Martinelli, Nathan, Caio Vitor, Denilson e Wallace. André, nascido em 2001, é mais um dos atletas que vêm chamando atenção na base. A tendência é que, após a Copa São Paulo, inicie a transição para o profissional, pelo Sub-23. Foi captado em 2013 quando jogava na Bahia. Foi um dos destaques em 2018 pelo sub-17, no time vice-campeão da Copa BH e Copa do Brasil. Em 2019, já integrado ao sub-20, jogou a Copa São Paulo, após se recuperar de uma caxumba que prejudicou sua participação, e teve convocações para seleção brasileira sub-20.

Emanoel compôs o elenco sub-20 ao longo de 2019. Nascido em 2001 é um dos que têm um pouco mais de bagagem no elenco. No entanto, tende a ser reserva no plantel. Nathan foi integrado ao sub-20 ainda em 2019, tendo poucas chances. O próximo ano deve ser sua consolidação, com mais chances de mostrar a qualidade apresentada enquanto sub-17. Martinelli, nascido em 2001, captado junto ao Grêmio Prudente em 2017, deve ser um dos titulares no meio de campo tricolor. Era do time sub-17 de 2018 e fez seu primeiro ano no sub-20 em 2019. Tende a dar sequência nesta temporada pelo sub-20, começando pela Copa SP. Caio Vítor foi captado junto ao Volta Redonda em 2019, integrando, desde então, o sub-20. Nascido em 2000, jogou a Copa SP de 2019 pelo Voltaço. No tricolor, jogou o Brasileiro e fez 3 gols. Um dos mais experientes da turma, Denílson, nascido em 2000, tem histórico em seleções de base, defendendo a seleção canarinho no Sul Americano sub-15 em 2015.

Wallace é um dos destaques do time. Nascido em 2001, carregará a experiência de já ter defendido as cores do Fluminense em uma Copa SP. O garoto, monitorado pelo Liverpool, se destacou pela equipe sub-17 de 2018 que encantou a torcida e já levou Marcos Paulo e João Pedro aos profissionais. Foi convocado para a seleção sub-17 e é cercado de bastante expectativa pela diretoria tricolor, razão pela qual possui uma multa altíssima para o cenário europeu.

Para finalizar, no ataque foram chamados: Gabriel Teixeira, Jefferson, John Kennedy, Kaká, Macula, Luiz Henrique, Miguel Vinicius, Samuel e Yago. Gabriel é nascido em 2001 e já está integrado ao sub-20 desde o início do ano, assim como Jefferson, nascido no mesmo ano e que, também, subiu ao sub-20 em 2019. O segundo foi convocado, neste ano, para a seleção brasileira sub-18. John Kennedy foi um dos garotos que mais chamou atenção em 2019, principalmente por sua estrela em clássicos. O garoto nascido em 2002 fez a temporada pelo sub-17 e, agora, experimentará sua temporada pelo sub-20. Foi o artilheiro do carioca sub-17 com 15 gols, marcando o gol do título. Chegou ao Clube aos 14 anos e fará sua primeira temporada no sub-20.

Kaká é mais um garoto cercado de expectativas nas Laranjeiras. Acumula convocações desde o sub-15 e possui uma multa milionária. Nascido em 2002 é mais um que fará sua primeira temporada pelo sub-20 tricolor. Nascido em 2000, Macula já está integrado ao sub-20 desde 2018, tendo atuado na última Copa SP. Tem dois jogos pela equipe principal e é um dos mais experientes do time. Luiz Henrique é mais um que brilhou no sub-17 que encantou os tricolores e revelou Marcos Paulo e João Pedro. Subiu ao sub-20 em 2019, jogando, inclusive, a Copa SP de 2019. Nascido em 2001, é mais um que chama a atenção. Miguel Vinicius é um dos principais nomes de Xerém. Nascido em 2002, acumula passagens pelas seleções de base entre o sub-15 e o sub-17.

Samuel chegou ao Fluminense na negociação de Biro-Biro à China. Como Biro-Biro tinha percentual junto ao Nova Iguaçu e este queria que o Fluminense aceitasse a proposta chinesa, cedeu Samuel ao tricolor, mantendo um percentual dos direitos econômicos. À época no sub-15, já tinha passagens pela seleção brasileira vestindo a camisa laranja do Nova Iguaçu. Pelo Fluminense, disputou a temporada pelo sub-20, jogando, inclusive, a Copa SP, quando marcou 4 gols em 5 jogos. Nascido em 2000, teve seu contrato renovado neste ano, aumentando sua multa rescisória para mais de R$100 milhões. Por fim, Yago nascido em 2001, filho de Iranildo, o Chuchu, chegou ao Fluminense em 2016. Integrado ao sub-20 ao longo de 2019, frequentou o banco de reservas na maior parte da temporada.

O técnico tricolor é o Eduardo Oliveira, que, desde maio de 2018 comandava o sub-17 e agora terá oportunidade no sub-20 tricolor. Chegou ao Fluminense como Coordenador Metodológico de Xerém até assumir a equipe sub-17, quando comandou o time vice-campeão da Taça BH e da Copa do Brasil da categoria. A aposta do treinador é na base daquele time sub-17, com Marcelo, Luan, Calegari, André, Martinelli, Luiz Henrique, Wallace, dentre outros. De um lado, há a aposta em um time vencedor e entrosado; de outro, é um elenco muito jovem, apesar de alguns garotos nascidos em 2000, o que pode prejudicar a participação. Com isto, embora não se espere um time que brigue por título, sobretudo por sua juventude, certamente será um time que revelará grandes nomes para o profissional, sobretudo pelos destaques individuais, que, em sua maioria, chegaram recentemente ao sub-20.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

#credibilidade

2 Comments

  1. Feliz 2020 a nós tricolores. Que consigamos ter um ano menos turbulento e quem sabe beliscando a Sula.
    Sua análise foi muito detalhada dos garotos do Sub-20. Parabéns pelo ótimo trabalho !
    Moro em São Paulo e sempre que posso vou assistir in loco os jogos da garotada na Copinha.Torçamos para que esse ano consigamos chegar mais longe que nos anteriores.
    Um grande abraço!

  2. Obrigado. Estou sabendo tudo sobre todos. É para pegar experiência. Esse time su 17 tem muitos talentos. S tc

Comments are closed.