Vinte por dez (por Rods)

 

Eu estou confiante, você está confiante e até aquele cara que “deixou de gostar de futebol no fim dos anos 90” está confiante. A torcida tricolor está confiante. Mas falta um detalhe para todos soltarem o grito de tetracampeão: a matemática. O próprio Fluminense já mostrou o quão falha ela pode ser. Acredito que parte dos torcedores talvez não tenham se acostumado a esse grupo vencedor, e mesmo a nossa grande superação de três anos atrás esteja segurando a comemoração antecipada de muitos.

Para vencer esse receio, a rodada de hoje é extremamente importante. Jogaremos contra o São Paulo no Morumbi, enquanto o Atlético vai ao Couto Pereira enfrentar o Coritiba. Voltando à matemática, o time paranaense precisa de pelo menos um pontinho a mais para se garantir na primeira divisão de 2013. Nós esperamos que eles tentem resolver isso logo agora. Se eles jogarem como no segundo tempo contra nós, podem muito bem vencer o Galo, que já não canta muito alto depois da rinha com o urubu. É nosso papel pressionarmos o penoso com o nosso resultado, já que entram em campo após o nosso jogo terminar.

O duelo contra o São Paulo tem tudo para ser o jogo mais bonito do campeonato. O time paulista está mostrando um belo futebol nas últimas rodadas, se infiltrou e fincou o pé no G4 e ainda está bem encaminhado na Sulamericana. Rogério Ceni voltou a viver uma grande fase e Lucas é um craque. Do nosso lado está armado um time ofensivo, rápido e bom de jogo aéreo. Cavalieri está um monstro no gol. Isso é motivo para acreditarmos que veremos belas jogadas, muitas chances de gol e grandes defesas.

Do nosso lado o esquema continua o mesmo: 4-3-2-1. Mas com algumas mudanças importantes: Leandro Euzébio volta no lugar do Digão e Rafael Sóbis no lugar do Deco. Só do tuga-tricolor estar fora do time já se sabe que o estilo de jogo será diferente. Se nenhuma surpresa acontecer, as substituições funcionarão assim:


Digão -> Leandro Euzébio

Alguns dos meus próprios colegas de Panorama queriam que o garoto fosse mantido no time, mas o problema dele é a instabilidade. Sem dúvida ele é um cara que dá o sangue em campo, porém, logo após fazer um gol lindo é capaz de furar uma bola na própria área e causar um gol para o adversário. Não sei como o Leandro Euzébio está nessa volta de lesão, mas joga sério e é excelente com a cabeça. Aquelas pixotadas ridículas ficaram no primeiro semestre. Com ele temos mais segurança na zaga e somos mais perigosos na bola parada.

Deco -> Rafael Sóbis

Além da evidente perda de qualidade no passe e na criatividade, o que deve acontecer aqui é que o real substituto do Deco será o Thiago Neves. Será o vinte pelo dez. Ele será recuado para a armação e o Rafael Sóbis vai correr pela esquerda. Como eu disse acima, é um time ofensivo e rápido. Devemos ter mais bola no chão e correria, porém menos lançamentos e variação de jogada. Nessa troca vejo duas vantagens. Uma é que o Thiago Neves marca melhor que o Deco, o que nos dá mais proteção no meio. A outra é que eu acho que o Sóbis já deu o que tinha que dar no Fluminense. Confuso? Eu explico: como já contei alguns programas atrás, eu falo mal do Sóbis e ele faz gol. Simples assim. Ele não vai jogar nada, vai nos deixar com raiva, mas em certo momento vai dar um tirambaço na direção do gol e a bola vai entrar. Você pode me cobrar.

Hoje podemos aumentar nossa vantagem para 11 pontos, mas sendo honesto, eu acho aumentaremos apenas para 9.

De um jeito ou de outro, o que todos nós esperamos é que o dez multiplique seu futebol por dois.

ST!

Nos acréscimos:

– Conca, Ronaldinho Gaúcho… seja quem for precisamos muito de alguém para jogar com o Deco ano que vem.

– E aí, já está concorrendo ao kit oficial do Flu?

http://www.panoramatricolor.com/promocao-panoramatetra-por-rods/

Rodrigo César O Rods

Panorama Tricolor/ FluNews

@PanoramaTri

Imagem: Tasso Marcelo – Agência Estado

4 Comments

  1. ACABOU! É tetraaaaaaaaa! Não tem mais jeito. A equação matemática para o Flu perder o título só pode ser resolvida por um Einstein ou um Stephen Hawking. Só que um está morto e o outro não se interessa por futebol. Então, solta o grito que é Tetraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Comments are closed.