A derrota para o Palmeiras neste domingo disparou o sinal de alerta nas Laranjeiras. Com 31 pontos, o Tricolor está próximo demais da zona de rebaixamento, em situação bastante desconfortável e indesejável – é um dos times que menos venceu na competição, até por ser o que mais empatou até aqui.
No entanto, o momento deve ser de serenidade e equilíbrio, sem espaços para atitudes tresloucadas que custaram muito caro ao Fluminense no passado, literalmente falando, e menos ainda a ouvidos para panfleteiros da politicagem que persiste em torno do clube, travestida de “imprensa”. Com uma semana de trabalho até o jogo contra o Grêmio e, depois, num intervalo por conta das Eliminatórias 2018, o Tricolor precisa recuperar sua atitude que o levou a grandes exibições neste 2017, com velocidade e pegada.
Os 13 jogos do Fluminense até o fim do Campeonato Brasileiro são os seguintes:
Grêmio (F), Flamengo (F), Avaí (C), São Paulo (C), Chape (F), Bahia (C), Botafogo (F), Coritiba (C), Cruzeiro (F), Corinthians (F), Ponte Preta (C), Sport (C), Atlético-GO (F).
As partidas contra Avaí, Coritiba, Ponte Preta e Sport são cruciais. Todas serão disputadas no Maracanã e não permitem se pensar em nada que não seja o conjunto de quatro vitórias, restando ainda os outros nove jogos para se conseguir outros três pontos, somando um total de 46 e provavelmente eliminando qualquer risco de rebaixamento. Dentre os nove, o Bahia, também em casa, mas em momento de reação.
É fundamental a presença da torcida tricolor nos jogos em casa, assim como o clube deve estimular ao máximo esta presença, seja com novos descontos ou promoções, para que a arquibancada seja lotada e decisiva no incentivo ao time. A prioridade deve ser livrar o Fluminense de qualquer malefício; depois, pensa-se em outros passos e na Sul-Americana.
O momento é da mais absoluta seriedade e atenção. O Fluminense pode superar esta turbulência com sobras, mas a reação deve começar a partir de agora – e quem deve liderá-la é o time, com uma atuação convincente no próximo domingo no Sul.
Panorama Tricolor
@PanoramaTri
Imagem: pan
Claro que a situação é preocupante, mas não é pra se botar lenha na fogueira. Fluminense pode e deve reagir logo. Muitos times estão na mesma situação, inclusive o Atético do intocável Fred
Todo ano é essa agonia…
Dos cinco jogos em casa, o Bahia é o único que vem em situação ascendente, mas sua observação é relevante. Obrigado.
Contra o Bahia não será no Maracanã?
Acho que o jogo contra o Bahia pode entrar no grupo dos quatro jogos cruciais, que na verdade se transforma em um grupo de cinco jogos que teremos de vencer para afastar esse pesadelo.