Corinthians 0 x 1 Fluminense: atuações (por Mauro Jácome)

mauro jácome red

A partida começou devagar quase parando. Muito toques curtos, sem objetividade. O primeiro chute a gol aconteceu aos 20’1ºT e foi do Fluminense com Gustavo Scarpa. A partir desse lance, o jogo ficou mais animado. Aos 24’1ºT, Scarpa enfiou um bolão para Marcos Junior, que bateu, mas Valter fez uma defesaça. Em seguida, o Corinthians quase marcou. Romero driblou Wellington, cruzou, a bola bateu duas vezes em Júlio Cesar e, finalmente, a zaga salvou na pequena área. O Fluminense tomou conta do jogo até o final do primeiro tempo, no entanto, não conseguiu concluir ao gol corintiano. O único lance que chamou a atenção foi um pênalti não marcado em Marcos Junior. Pra variar…

O segundo tempo foi de domínio do Corinthians, com muitas conclusões, mas Júlio César estava em tarde muito inspirada. O Fluminense não conseguia sair para o jogo. Após as substituições de Levir, o time melhorou e conseguiu em alguns contra-ataques levar perigo ao gol de Valter. O maior deles foi numa escapada de Richarlison pela esquerda, que rolou para Gustavo Scarpa perder uma chance incrível. Logo em seguida, Magno Alves recebeu livre pela esquerda, não viu Marquinho entrando livre pelo lado oposto, e bateu mal.

No último lance do jogo, quando o empate já era encarado com conformismo pelos dois times, Gustavo Scarpa bateu uma falta na área, Gum desviou, Magno Alves ajeitou, Cícero bateu forte e estufou as redes. Enfim, duas vitórias consecutivas e, melhor, fora de casa.

JULIO CÉSAR

Duas boas defesas aos 25’1ºT, em conclusões na pequena área. Aos 10’2ºT, fez excelente defesa no canto esquerdo em chute de Fagner e depois de a bola resvalar em Henrique. Boa defesa no canto direito, aos 17’2ºT, em chute de fora da área. Aos 39’2ºT, fez uma defesa espetacular, com a pontinha dos dedos, depois que Gum espirrou o taco e chutou para trás. O melhor em campo.

IGOR JULIÃO

Não comprometeu. Defensivamente, ganhou várias e foi envolvido algumas vezes. É mais atento e tem melhor posicionamento do que Wellington Silva. Ofensivamente, fez alguns chuveirinhos para ninguém.

GUM

Travou duelo com Romero e ganhou mais do que perdeu. Nas vezes em que falhou foi porque deixou o atacante paraguaio livre. Quase marca um gol por cobertura em Júlio César ao errar uma rebatida e mandar a bola para trás.

HENRIQUE

Teve trabalho, mas se saiu bem no geral. Errou somente quando combateu na intermediária.

WILLIAM MATHEUS

Situação difícil ter que marcar o bom lateral Fagner, Marquinhos Gabriel e, às vezes, Rodriguinho. Contou com o auxílio de Wellington e, depois, de Richarlison. Na frente, pouco apareceu.

PIERRE

Bateu seu recorde pessoal: ficou 30’ sem tomar cartão. Fez um bom bloqueio no primeiro tempo, mas sofreu com a partida ruim de Douglas no segundo tempo. Com a entrada de Marquinho recuperou o domínio da marcação defensiva.

DOUGLAS

Revezou com Cícero a saída da defesa para o ataque, no entanto, carregou muito a bola e perdeu o timing do passe. Voltou muito mal do intervalo e saiu aos 23’2ºT. Não fosse Júlio César, o Fluminense teria tomado um gol enquanto estava em campo.

MARQUINHO

Apesar de errar muito na saída da defesa para o ataque, conseguiu reequilibrar a marcação defensivamente.

CÍCERO

O futebol insosso que lhe é peculiar quando não tem muitas oportunidades na área adversária. Foi assim até o último lance do jogo, ao se posicionar bem e estar no lugar certo na hora certa.

GUSTAVO SCARPA

Jogou do lado direito para o meio. Principal organizador das jogadas de ataque. Aos 24’1ºT, deixou Marcos Junior na cara do gol, que quase abriu o placar. Perdeu um gol incrível no final. Também, auxiliou Igor Julião na marcação de Guilherme Arana e Marlone.

MARCOS JUNIOR

O homem mais avançado do Fluminense. Movimentou-se bem pelo comando de ataque, mas não produziu. Perdeu ótima oportunidade aos 24’1ºT. Valter salvou. No segundo tempo, antes de sair ao sentir uma contusão, entrou livre pela direita e bateu cruzado. Valter fez mais uma grande defesa.

RICHARLISON

Sempre corre muito, mas é pouco efetivo. Hoje, pelo contrário, conseguiu puxar bons contra-ataques. Num deles, rolou para Scarpa perdeu um gol inacreditável. Ajudou William Matheus na marcação em Fagner.

WELLINGTON

Uma jogadinha aqui, outra ali, mas nada de importante para o time. Caiu muito de produção em relação aos seus primeiros jogos pelo Fluminense.

MAGNO ALVES

Entrou tarde, jogou somente 20’. Mesmo assim, criou uma boa oportunidade num chute cruzado, quando poderia ter levantado a cabeça e rolado para Marquinho, livre, do lado oposto e, ainda, ajeitou para Cícero marcar.

LEVIR CULPI

Exceto pela necessidade de substituir Wellington Silva, suspenso, com Igor Julião, o time que enfrentou o Corinthians pela Copa do Brasil foi mantido. Essa escalação leva a alguns questionamentos: a entrada de Marquinho, em vez de Pierre, deixaria a zaga menos protegida, mas daria mais alternativas à criação; a inexistência de um centroavante nato. Magno Alves fez uma partidaça contra o Atlético, saiu com a moral lá em cima, mas está sendo preterido ou entrando quando a vaca está no brejo. Apesar da falta de força ofensiva, Levir voltou com os mesmos onze do primeiro tempo.

À medida que o segundo tempo avançava, o meio-campo do Fluminense marcava menos e o Corinthians chegava. Júlio César se tornava a figura mais destacada. Percebendo isso, Levir tirou Douglas, que errava tudo, e colocou Marquinho. Essa alteração diminuiu a facilidade com que o time paulista concluía a gol. A entrada de Richarlison melhorou o poder ofensivo e fez com que o Fluminense mantivesse o Corinthians menos folgado no jogo. Por fim, a saída de Wellington e a entrada de Magno Alves poderia ter acontecido muito antes.

CORINTHIANS

A arbitragem joga, mas não marca gols…

ARBITRAGEM (Anderson Daronco)

No primeiro lance mais complicado, errou: Marquinhos Gabriel puxou ostensivamente Marcos Junior dentro da área. Depois, os erros normais de qualquer arbitragem.

…SAINDO DE CAMPO

G4 é possível? É, mas só com mais regularidade.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @MauroJacome

Imagem: mj