Gum, incansável guerreiro da zaga tricolor, às vezes contestado mas sempre respeitado, acaba de alcançar mais uma marca expressiva em sua bonita passagem pelas Laranjeiras. Ao entrar em campo contra o América-MG neste domingo, ele se tornou o jogador que mais defendeu o Fluminense em partidas de Campeonato Brasileiro, ao lado do ex-volante Marcão. Foram 187 jogos no total, com 90 vitórias, 42 empates, 55 derrotas, 14 gols e dois títulos.
O ranking dos jogadores que mais vestiram a armadura tricolor na competição mais importante do país teve outras movimentações após a estréia no campeonato. Diego Cavalieri, com 166 jogos, ultrapassou Rubens Galaxe e se isolou na terceira colocação. Fred e Conca, provavelmente os dois maiores ídolos da história recente do clube, agora estão rigorosamente empatados com 148 partidas.
Abaixo você pode conferir a lista com os 10 primeiros colocados deste ranking.
Como a partir de 2003 o campeonato passou a ter maior número de jogos, tomando a maior parte do calendário, é natural que o top 10 seja recheado de jogadores recentes. Mesmo se contabilizar os jogos das antigas Taça de Prata (ou Robertão) e Taça Brasil, adotando-se assim a unificação oficializada pela CBF. Apenas o zagueiro Assis aparece entre os que jogaram antes de 1971.
Fica o registro da marca histórica e as merecidas congratulações ao zagueiro tricolor.
Panorama Tricolor
@PanoramaTri
Imagem: mosaico/ ralff santos
Gum guerreiro. Sempre defendi , nunca dei atenção ao papo furado de criticas ao nosso eterno zagueiro , sempre entre os melhores do futebol brasileiro. Quando ia mal era porque o time estava pior. Zagueiro hábil e talentoso , todas as qualidades necessárias a um zagueiro . E é daqueles que sabe sair jogando , abrindo espaço ganhando meio de campo em direção ao ataque . Parabéns Gum, nosso guerreiro. Orgulho tricolor.
Esse Henrique vai deixar o Gum na podre qualquer hora.
E olha que as vezes ele nem precisa de ajuda para isso.
ST
Concordo Gaia. Sei que o Marlon andou se complicando em alguns jogos, mas deveria ser testado novamente. Ontem o Henrique quase entrega o ouro. E em dose dupla.
Minha zaga titular seria Gum e Marlon, só que o Marlon está achando que é o Baresi, as vezes o simples é o melhor, com as coisas se arrumando, o time agora começa a sair com mais toque de bola, Marlon faz falta nessa hora, poderia ser 1º volante e Edson 2º, empurrando o Cicero pra frente.
ST