O Dia do Goleiro é comemorado em homenagem a Aílton Corrêa Arruda, o goleiro Manga, nascido no dia 26 de abril de 1937.
Ainda hoje considerado um dos melhores goleiros da história, Manga começou no Sport Recife em 1957 e depois defendeu o Botafogo, o Nacional do Uruguai, o Internacional de Porto Alegre, o Coritiba, o Grêmio, o Operário do Mato Grosso do Sul e, por fim, o Barcelona do Equador, encerrando sua carreira em 1982. Na Copa de 1966, Manga jogou uma única partida, contra Portugal, ao substituir Gilmar dos Santos Neves, mas não teve sorte. Os portugueses levaram a melhor com o placar de 3 x 1 e o Brasil, eliminado, foi mais cedo para casa.
Essa data foi oficializada em 1976. Um ano antes, o primeiro dia do goleiro foi proposto para ser comemorado em 14 de abril, porque naquela data, uma grande festa reuniu goleiros e ex-goleiros no Rio de Janeiro. Foi uma idéia do tenente Raul Carlesso e do capitão Reginaldo Pontes Bielinski, professores da escola de Educação Física do Exército. Mas já em 1976 definiu-se como data oficial 26 de abril, dia do aniversário de Manga, na época campeão brasileiro pelo Internacional aos 38 anos. No final daquele mesmo ano, aos 39, Manga chegou ao bi brasileiro pelo Inter.
Em homenagem ao Dia do Goleiro, o PANORAMA celebra alguns dos heróis que vestiram a camisa do Fluminense e também da Seleção Brasileira: Marcos Carneiros de Mendonça, Batatais, Castilho, Veludo, Félix, Paulo Victor e Diego Cavalieri
Colaborações de Marcelo Duarte (“O guia dos curiosos”), Ralff Santos, Photocamera e Fluminense F.C.
@PanoramaTri