Fluminense 2 x 0 Goiás: atuações (por Mauro Jácome)

MAURO-JÁCOME-PINCEL-600x476~2

Cavalieri

Aos 35’1ºT, salvou mais uma lambança do Marlon. Aos 32’2ºT, salvou um chute cruzado de Zé Love. Aos 39’2ºT, fez uma defesa complicada numa falta de Lineker. Aos 45’2ºT, foi mal numa falta cobrada por Fred e quase tomou o gol. Sorte que a bola foi no travessão.

Jean

Deixou espaços na marcação, mas faltou ajuda quando o Goiás investiu pelo seu lado. Esse papel seria, primeiro, do Gerson, no entanto, o meia estava em outra dimensão. Depois, do Osvaldo, que foi um pouco mais eficiente. No apoio foi muito tímido. Mesmo improvisado, é bem melhor do que o Renato.

Gum

Quando Marlon falhou, cobriu com eficiência. Muito bem no bote. Ótima partida. Há muito a torcida não via isso. Inverteu a lógica: estava bem no jogo todo e Marlon mal na etapa inicial.

Marlon

Cometeu seguidas falhas no primeiro tempo, comprometendo a boa marcação do restante do time. Foram erros que colocaram o gol de Cavalieri em risco. Sorte que o Gum estava bem e o cobriu. Precisa ter a atenção chamada. Tem horas que o feijão-com-arroz é melhor.

Léo

Começou ofensivamente e fez um cruzamento perfeito para o gol de Fred. Joga com simplicidade e está ganhando confiança. Aos poucos, vai ocupando a titularidade e deve permanecer mesmo com a recuperação dos demais jogadores da posição. Um gol lhe fará muito bem.

Pierre

Ao contrário de Cícero, errou muitos passes e cometeu um caminhão de faltas. Sorte que o árbitro fez vistas grossas para algumas e demorou dar o amarelo, senão, iria par o chuveiro mais cedo. Acho que já está na hora do retorno do Edson.

Cícero

Está jogando mais recuado. Nesta posição o Fluminense perde potencial no jogo aéreo, no entanto, ganha na distribuição, pois tem bom passe. Em várias oportunidades teve dificuldades na saída de bola em função da pouca movimentação de Gerson, Fred e Ronaldinho. Com o placar consolidado, compôs a zaga ao lado de Gum e Marlon, o que propiciou a pressão do Goiás.

Gustavo Scarpa

Aberto pela esquerda para envolver o lateral adversário nas subidas de Leo. Também, auxiliou na marcação. No primeiro tempo, tentou se movimentar, mas não foi acompanhado pelos companheiros. No segundo, na primeira participação fez um gol antológico. É uma ótima opção para as jogadas em velocidade pelo lado esquerdo. É titular. Saiu ovacionado pela torcida.

Wellington Paulista

Mais uma vez, nada de útil. Preferiria, por exemplo, a entrada do Higor para manter a posse de bola e ter a visão de jogo para o contra-ataque.

Gerson

Pouca movimentação, muita dispersão. Cansou e pediu para sair. Partida nula.

Osvaldo

Não entrou bem. Teve espaço, mas optou pelas piores jogadas.

Ronaldinho Gaúcho

Começou participativo, mas está com muitas dificuldades no arranque e perde quase todas as bolas que tenta ultrapassar o adversário. Acertou os passes curtos, mas errou os longos ou os mais agudos. Portanto, mais uma vez não contribuiu na criação. E ganha bem só para isso…

Marcos Junior

Entrou para melhorar a movimentação, no entanto, exceto numa única jogada, não conseguiu realizar o que sabe de melhor: o contra-ataque.

Fred

Oportunista no primeiro gol. No segundo, fez uma bela assistência para o Gustavo Scarpa. Depois de muito tempo, fez o seu papel com a bola nos pés. Cobrou, corretamente, apoio da torcida quando vaiou Ronaldinho.

Eduardo Baptista

Optou por Ronaldinho e deixou Marcos Junior no banco. A tentativa era para dar mais qualidade na criação, no entanto, o dentuço está sem condições físicas para se livrar da marcação. Então, o jogo ficou travado. Cícero, mais uma vez, jogou recuado para que o primeiro passe para a transição fosse efetuado com mais segurança. O Fluminense começou em cima, mas a pouca movimentação do meio não permitiu ao time chegar mais vezes ao gol de Renan. Nos últimos minutos do primeiro tempo, deu espaços para o Goiás trabalhar na intermediária, pecado muito comum. No segundo tempo, com o golaço de Gustavo Scarpa, o Fluminense teve mais tranquilidade para controlar o jogo e procurar o contra-ataque para matar a partida. Faltou aquela jogada definitiva: Marcos Junior e Osvaldo não tiveram lucidez para isso. No fim, como não poderia deixar de ser, o Fluminense cedeu a intermediária e levou pressão. O resultado foi excelente.

Arbitragem (Marielson Alves da Silva)

Deixou de mostrar cartões amarelos (Cícero, Gum, Pierre). No mais, levou com tranquilidade. A reclamação do Goiás no primeiro gol não procede. O árbitro ainda não tinha começado o procedimento para a formação de barreira.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @Maurojacome

Imagem: MJ/pra

CAPA O FLUMINENSE QUE EU VIVI AUTÓGRAFOS