Mas, uma Copa no Brasil.
Terá Copa: legítimo. Embora eu seja da teoria que não se pode comprar um carro se não resolveu o problema da goteira da casa. Porém, já que decidiram em trazer a Copa pra cá que seja um sucesso de público e alegria.
Ocorrerão protestos: legítimos. Eu mesmo torcerei muito pela seleção e irei aos protestos no Maracanã se estes forem convocados pelos movimentos sociais, partidos de esquerda e pela classe trabalhadora. Se forem convocados pelos coxinhas da classe média, por anarquistas ou pelas pragas de Anounymous e Black Blocks, estou fora.
Mas, voltando ao futebol, poucas vezes uma seleção foi tão tricolor. O camisa nove da seleção e o único titular que joga no Brasil é o nosso Fred. O Fred do Fluminense! Thiago Silva, embora na Europa, é ídolo de uma única torcida do Brasil: a nossa. E pensem: poderá levantar a taça de campeão do mundo. Completam a “SeleFlu” o titular absoluto Marcelo – cria de Xerém – e o tricolorzaço campeão do mundo Carlos Alberto Parreira. Isso sem falar em Cavalieri, que está entre os trinta.
Fora isso, independente da situação política e econômica do país, Copa é festa e festa é com o brasileiro mesmo. E um povo tão sofrido merece festa. Não adianta ir contra o nosso DNA. Temos o DNA da festa, da alegria, da felicidade. Acho que o brasileiro é filho de Baco ou Dionísio. Somos o Brasil do carnaval, da festa, da felicidade. Um dia, aliado a tudo isso, teremos um país justo, onde todos tenham condições boas de saúde, moradia, educação, trabalho e lazer.
Somos o povo da alegria. Ponto final. E isso é bom.
Vou torcer pelo título da seleção. Vou torcer pelo sucesso da Copa. Vou torcer para que Fred faça muitos gols. Que Marcelo arrebente! Que Parreira leve sabedoria a essa seleção. Que Thiago Silva, o Thiago Silva Tricolor levante a taça de campeão. Será mais uma das incontáveis contribuições do Fluminense à seleção brasileira.
Vou torcer também para que, durante e depois da Copa, façamos um debate profundo nas ruas sobre que país queremos. O atual, da desigualdade, ou um novo com justiça social e igualdade de condições pra cada brasileiro?
Esta será a Copa das contradições.
Da festa e dos protestos.
Da emoção e do debate político.
Que seja do título nacional: dentro e fora de campo.
Urge!
Panorama Tricolor
@PanoramaTri @mvinicaldeira