Fluminense mundial (por Ernesto Xavier)

images

A Fifa acaba de oficializar o Brasil como candidato a sediar o Mundial de Clubes de 2017 e 2018. Como concorrentes, o Brasil tem Japão (tradicional em sediar esse evento) e os Emirados Árabes Unidos, com seu ouro negro.

Com a Copa do Mundo em 2014, as Olimpíadas em 2016 e a Copa América em 2019, nos colocamos como um grande organizador (?) de mega-eventos. Ok.

Mas o que isto tem a ver com o Fluminense? Tudo.

O campeão nacional do país-sede entra no torneio, assim como aconteceu com o Raja Casablanca do Marrocos (campeão nacional daquele país) contra o Atlético-MG no final de 2013. O clube marroquino chegou à final contra o Bayern de Munique, para espanto de muitos.

Nos últimos anos, desde a grande arrancada do final do Brasileiro de 2009, nos recolocamos como o grande demolidor de estatísticas, postulante natural a títulos e vilão das torcidas do Brasil inteiro. Fomos campeões nacionais em 2010 e 2012 e chegamos perto em 2011. Este ano podemos chegar perto ou até vencer o campeonato. Enfim, não há mais o que provar, apesar de que todos os dias tentem colocar nossa honra e integridade em questão.

Caso o Brasil saia vencedor nessa disputa com os asiáticos, teremos os dois campeonatos nacionais mais disputados da história. E o melhor: em um momento que o nosso clube possui chances de ser campeão. Pode parecer distante, mas não é. Parece que foi ontem que o Brasil foi escolhido como sede da Copa do Mundo e agora só falta 1 mês. É certo que nesses 7 anos muita coisa aconteceu em Laranjeiras. Estivemos em duas finais sul-americanas, fomos campeões nacionais 3 vezes (Brasileiro e Copa do Brasil), voltamos a ser respeitados na América e hoje temos o atacante titular da seleção brasileira. Isso não é para qualquer um. Não custa imaginar que daqui a 3 ou 4 anos possamos estar melhor estruturados, com nosso CT, com o clube dependendo cada vez menos do patrocinador (ou com outro), com um time competitivo e brigando por títulos em todos os torneios que disputarmos.

Isto não tiraria nosso sonho de vencer a Libertadores. Sei que esse dia vai chegar. Porém, galgar uma vaga no maior torneio de clubes da Fifa é mais do que merecido para um clube como o nosso. Estamos nos alicerces da Seleção Brasileira. Formamos alguns dos maiores craques da história desse país. Temos um passado e presente dignos de todas as glórias que tivemos e as que ainda virão.

Este é apenas o devaneio de um torcedor apaixonado, porém não está tão distante da realidade. Ver o Maracanã lotado com torcedores tricolores empurrando o time, fazendo uma festa que o mundo jamais imaginou (somos especialistas nisso), para o assombro de pessoas em cada canto do planeta, é o meu grande desejo.

Precisamos cada vez mais valorizar essa torcida. Merecemos muito mais e para isso precisamos nos unir. O Mundial pode ainda não ser nosso, mas dentro de nós temos o amor que inundaria um mundo inteiro.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @nestoxavier

Imagem: Divulgação