“…Bola na rede pra fazer o gol.
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol? “
Skank – Uma partida de futebol
Independente da classe social, pelo menos 90% dos jovens tem em seu imaginário o sonho de ser jogador. Sendo que apenas uma parte dessa porcentagem realmente tenta transformar o sonho em realidade.
Esse desejo vai muito além de vencer através do esporte ou de vestir a camisa de seu país. É a grande chance de conseguir uma vida mais digna, poder viajar, poder ajudar a família, construir um patrimônio e coisas assim. Anos dedicados a um futuro incerto e a uma profissão com prazo de validade definido de acordo com a idade e, principalmente, as limitações do corpo.
A grande complicação surge quando esse futuro fica ameaçado por um problema nada novo: as drogas. Poderia aprofundar mais esse assunto e escrever tudo que vocês já sabem, porém o objetivo é outro. Quero mostrar a possibilidade de vencer os obstáculos e a volta por cima de um lutador.
Michael Vinicius Silva de Morais, 20 anos, nascido em Minas Gerais e filho de pedreiro, ingressou no futebol aos 19 anos e chegou ao Fluminense em 2011, após se destacar na Copa São Paulo daquele ano. Viu sua carreira ficar a perigo apenas dois anos após o início, quando flagrado em um teste antidoping por uso de cocaína.
Com oito meses de suspensão cumpridos, o jogador sabe a sorte que teve, não apenas no tempo de punição, mas, principalmente, na vida. Uma chance de se redimir e recomeçar. Algo que infelizmente nem todos conseguem, já que por vezes o vício tem apenas um caminho: a morte.
Michael se tornou um exemplo de superação dentro e fora da nossa torcida, para que outros jovens possam se espelhar em sua história, antes que seja tarde. Às vezes é preciso chegar ao fundo do poço para que possamos aprender a dar valor às oportunidades que temos e ao amor de quem sempre esteve ao nosso lado.
Com grande poder de finalização, o jogador volta ao Fluminense com seu futebol moleque, mas também com responsabilidade de gente grande. De gente que caiu em uma armadilha da vida e se reergueu como um guerreiro.
Força, Michael! A torcida joga junto com você!
“Tenho 22 filhos e não vou perder nenhum para as drogas”
– Abel Braga
Panorama Tricolor
@PanoramaTri @isefinato
Fotos: Esporte EPS BR / Fluminense F.C.
Essa frase do Abel ficou marcada. Linda atitude dele. Fico realmente mt feliz em ver que um garoto com grandes chances de um bom futuro está conseguindo levar a vida novamente sem as drogas.
Ise, parabéns pelo texto! Ótimo, como o de costume. Bjs
Por isso ainda mais me orgulha torcer para um Clube, que soube valorizar a pessoa humana e dar uma chance à prata da casa Michael…
Simplesmente acreditou que era possível recuperá-lo e não o desligou do grupo. Bela iniciativa Flusão.
E o Michael soube abraçar esta chance única com afinco e vigor dando a volta por cima. Parabéns Michael. Continue seguindo sempre o caminho certo.
Saudações Tricoles, belo texto Ise. Abçs!