Hoje é dia do maior clássico do país e o que esperamos é que venha a consagração de mais um carrasco: Walter. Que o nosso Tricolor entre com toda vontade e vença não só dentro de campo, mas também fora dele. Além das quatros linhas a briga tende a ser ainda pior, afinal a verdade incomoda aos que vivem de forma errada.Tentaram nos calar e acabar com a nossa festa, mas isso é apenas o começo da força do Tricolor… Esse não será um Fla x Flu como os outros, esse será a verdadeira guerra da moralidade e justiça vs. a podridão.
E nesse clima de rivalidade, reunimos as histórias dos clássicos mais importantes e que o de hoje, seja mais um na nossa história de glórias e vitórias.
07 de Julho de 1912 – O primeiro Fla x Flu da história
Cenário: Estádio das Laranjeiras
Placar: Fluminense 3 x 2 Flamengo
O Fluminense foi campeão invicto em 1911. Porém, em 1912, a briga de vaidades fez nove titulares do Fluminense levarem o futebol para o clube de regatas. Assim se iniciava a rivalidade entre os dois. O Flamengo apesar de favorito não obteve êxito e o tricolor, com os dois titulares remanescentes (Oswaldo Gomes e James Calvert) e nove reservas venceu a partida por 3×2. O primeiro do gol da história do clássico rolou a um minuto do primeiro tempo, feito por Calvet, jogador fiel do Flu.
24 de Março de 1943 – “E vitórias mil…”
Cenário: São Januário
Placar: Fluminense 5 x 1 Flamengo
O Torneio Relâmpago do Rio de Janeiro reuniu os maiores clubes cariocas entre os anos de 1943 e 1946. E foi nessa competição a maior goleada do Fluminense Football Club sobre seu rival, 5×1.
15 de dezembro de 1963 – Recorde de público
Cenário: Maracanã
Placar: Fluminense 0x0 Flamengo
Placar “sem sal” de zero a zero. Mas a festa que faltou em campo, com certeza sobrou nas arquibancadas, o clássico contou com a presença de 194.603 espectadores.
Infelizmente o empate favoreceu o time das trevas, que levou a taça do estadual… Após oito anos em jejum!
11 de dezembro de 1983 – Consagração de um carrasco
Cenário: Maracanã
Placar: Fluminense 1 x 0 Flamengo
O Fluminense necessitava da vitória para continuar sonhando com o título daquele ano. A torcida cada vez mais desesperada, a partida próxima de seu término e o placar insistindo em continuar em branco. Até que aos 45 minutos do segundo tempo, Assis (com passe de Delei) marca o gol da vitória.
Nesse ano, Fluminense se sagrou campeão. O primeiro título do tri daquela década.
25 de junho de 1995 – Uma nova forma de fazer gol
Cenário: Maracanã
Placar: Fluminense 3 x 2 Flamengo
Final do Campeonato Carioca de 1995. Com certeza é o jogo mais comentado desse clássico centenário. Com o empate emocionante e dois a dois, a torcida mais chata do Brasil já cantava como campeã… Até acontecer um dos gols mais inusitados do futebol: o gol de barriga, o gol de Renato Gaúcho.
Gol que nos sagrou campeões e acabou com a festa de centenário do clube rival.
Hoje, espero mais um motivo para repetir que “ganhar Fla x Flu é normal”.
Pra cima deles, Fluminense!
Panorama Tricolor
@PanoramaTri @isefinato
Fotos: reprodução