A morte de Juca (por Paulo-Roberto Andel)

images (13)
Morreu. Acabou. Não há nada a fazer.

Para os que têm mais de quarenta e cinco anos de idade, vai deixar certa saudade pelo passado.

Um sujeito que lutou contra a ditadura, que ajudou a desmascarar a máfia da loteria esportiva, que pôs lenha na democracia corinthiana do Doutor Sócrates.

Morreu. E não foi por causas naturais.

Talvez vítima do perverso sistema do capital jornalístico, do toma-lá-dá-cá, dos tubarões que mergulham no podre oceano do jornalismo esportivo brasileiro.

Ou da soberba que às vezes entorpece homens maduros: passam a ser os senhores da verdade absoluta, desconhecem o sentido do contraditório e dão de ombros aos fatos mais evidentes – que deixam de sê-lo se os interesses pessoais estão em jogo.

Morreu pelo descaso de si mesmo. Ou o sarcasmo. Ou o amargo.

Num dia longe, orgulhou o grande João Saldanha. Não orgulha mais.

Foi morrendo aos poucos, lentamente. Bateu em Havelange e Pelé, mas silenciou nas papeletas amarelas e no papelão de 1987.

Fingiu que não tinha dito e escrito que Corinthians e Atlético-PR deveriam ser rebaixados em 1996.

Depois rebaixou o Fluminense em 2003, 2006, 2008 e 2009 com palavras de deboche. Fez vista grossa ao Corinthians 2005.

Agora morreu de vez.

Nenhum jornalista esportivo com mais de 40 anos de futebol tem o direito de silenciar-se diante da vergonha Gávea-Canindé. Era um dever cívico.

Calou-se e sorriu cinicamente.

Ninguém choraria no velório se fosse um Rizek, um RMPZ (de Zandonaide), um João-Bobo feito Antero Greco. Todos podem ser substituídos por bonecos de Olinda. Féretros da mediocridade em seus corações falidos. Zeros na ponta-esquerda, perto do túnel do vestiário.

Duro ver o velho Juca morrer na negação de contraditórios em relação a Daniel Cravo, da pré-condenação covarde do Fluminense, do silêncio constrangedor sobre a entrada de Heverton em campo ilegal.

Triste fim.

Os velhos comunistas mereciam mais. A velha Placar também.

A causa mortis?

Quebra de credibilidade, oxigênio da sociedade.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

IMG_20131221_211719

 

27 Comments

  1. Muito bom o texto. Caro Paulo-Roberto Andel, falta ainda um texto para o caipira Sormani. Excelente comparação do boneco de Olinda com alguns jornalistas. Tenho certeza de que os bonecos de Olinda merecem mais respeito e credibilidade da opinião pública do que a maior parte da turma regionalista da ESPN. Tirone, Calçade, Antero Greco, Bertozzi. De onde saíram estas coisas medonhas ??? Quanto ao Paulinho, o lugar dele é o limbo. Um pouca abaixo do Mílton Neves. Não pode existir lugar pior.

  2. Para mim Juca Kfouri nunca foi grande coisa. Ele continua sendo que sempre foi. Um nada. Um zé ninguém caipira, bairrista, provinciano.E deixou seguidores. Paulinho(Blog do Paulinho) seu empregado e capacho é outro que também pratica o jornalismo de baixo nível e fofocas.
    Mílton Neves é outro sem credibilidade. Outro regionalista ao extremo.E Sormani, o analfabeto funcional de dois neurônios. Juca está no canal certo. ESPN. Junto com Antero Greco, Leonardo Bertozzi, Mauro Cézar Pereira.

  3. Chamar Fábio Sormani de jornalista é meio complicado. Aquele ali já nasceu morto.

    Quanto a Paulinho e Mílton Neves, sem comentários. Nunca foram e nunca serão jornalistas. São apenas futriqueiros.

    A decepção realmente foi Juca Kfouri.

    Quanto a Antero Greco e demais da ESPN, nada a acrescentar. São o que são. Serão sempre o que sempre foram. Nada além de nada.

  4. Entre o boneco de Olinda e Antero Greco, sem dúvida alguma confio mais no boneco.

    E entre Fábio Sormani do Terra e o mesmo boneco de Olinda, não tenho medo de afirmar que Sormani está mais distante de Olinda do que o boneco da faculdade de jornalismo. Se é que vocês me entendem ?

    Por outro lado, Paulinho(Blog do Paulinho) e Juca, são as mesmas pessoas. Carne e unha. Empregado e patrão. E o empregado também é um imitador irrecuperável de caipira e sem noção Mílton Neves !!!

    *** Service…

    1. Concordo. Além de ser mais confiável do que Antero Greco, o Boneco de Olinda não tenta fazer humor. E ainda por cima conta mentiras na TV e nem incita a opinião pública a violência.

  5. Por outro lado, tem jornalista que deveria ser proíbido de escrever. Fábio Sormani é um daqueles que não deveria escrever qualquer linha sobre qualquer assunto. Assim ele pouparia o mundo de sua imbecilidade progressiva. Chama-lo de jornalista é algo inaceitável.

    E quanto ao Paulinho do Blog do Paulinho e Mílton Neves, estes dois últimos fazem parte de uma categoria de fofoqueiros. Tão e somente isto. Fazem fofoca !!!

  6. Texto sensacional. Tenho de fato tal impressão. Juca era alguém nascido para o jornalismo nacional. Alguém apto a debater as grandes questões nacionais.

    Ficou pequeno. Mas não pela grandeza de sua alma e sim pela pobreza de seus artigos.

    Agora ele é meramente um ex jornalista. Um contador de piadas entre uma pizza e outra. Nada além disto.

    E bem lembrado. Antero Greco poderia ser plenamente substituído por um boneco de Olinda e aposto que o boneco ainda seria mais confiável.

  7. Complemento meu comentário anterior dizendo o seguinte: Juca Kfouri nunca escreveu uma linha sequer sem senso de oportunidade. É desonesto e oportunista. É canalha!

    O q acabou, P-R, não foi a credibilidade dele, foi a inocência dos que acreditavam em um sujeitinho desqualificado, reprodutor de preconceitos, mentiroso, sem qualquer compromisso com a verdade real.

    Já ouviram-no falar da “invasão corintiana”. Cada vez que ele fala, somem 10 mil tricolores. Um dia só haverá corintianos na…

  8. Paulo-Roberto. Não tenho qualquer dúvida de que por trás do discurso politicamente correto deste senhor sempre houve desonestidade e senso oportunista.

    Certa vez ele cometeu um erro e pedi que ele corrigisse. Ele me respondeu da seguinte maneira: “por se tratar de você e do Fluminense, não corrijo”.

    Fiquei estarrecido, por que por mais que sempre tenha enxergado má intenção no sujeito, a gente fica querendo crer que pode ser um juízo equivocado, fruto de uma intolerância nossa.

    Muito…

  9. Jornalistas , quase todos, são isentos até a página tres , ainda mais num pais corrupto e decadente culturalmente . O Fluminense e sua torcida sempre foram e sempre serão combatidos justamente por representar o inverso . Num pais de incultos clubes como o Fluminense trerão cada vez menos espaço .

  10. Sugiro publicar este post em dois grandes jornais de circulacao nacional. Talvez O Globo do Rio e Folha de SP. Nao podemos deixar q os senhores da midia aqueles jornalistas q tem voz e imagem nas redes de TV radio e jornais nos humilhem. Faltou vc incluir na sua lista do mal este prototipo de jornalista Mauro Cezar tmb da escrota ESPN. Parabens pelo post.

    *** Service disabled. Check access key in CleanTalk plugin options. Request number e7664b27631fd044b6f185db7537964c. Antispam service…

  11. Que texto maravilhoso! Por favor, divulgue mais em outros veículos. Você tirou as palavras da minha boca, Paulo. Parabéns!

  12. Em sua coluna dominical (Lance), o Kfourinho chama de hipócritas os que defendem a aplicação da punição como prevê o regulamento. Hipócrita pra mim é quem na conveniência defende o abrandamento da punição e distorce o campeonato cuja primeira rodada equivale-se à última. Fosse o Flu na situação da Lusa ou do urubu, estariam vomitando o absurdo que seria desrespeitar o CBJD. Td tricolor tem obrigação de se bem informar sobre isso! Lástima tb q o Máximo também tenha dado munição pra esses caras…

  13. Este senhor,um nobre representante da classe dos filhos provenientes de prostíbulos,é o mesmo que defendeu a maior virada de mesa da história que foi a famigerada Copa União.Este senhor,um filho proveniente de prostíbulo,também não teve pena da Portuguesa,e nem do América e do Bangu do Rio,quando eles foram alijados da Primeira Divisão em 1987,numa manobra apoiada por este senhor,filho de prostíbulo.
    Nunca dei crédito ao que este filho de prostíbulo fala.E não vai ser agora que eu darei.

  14. Este homem é perigoso – ele acredita no que diz.
    Joseph Coebbels

  15. Texto excelente.

    Juca, com um comportamento mesquinho nesse episódio do CanindéGATE, se igualou a jornalistas repugnantes como RMP, Rizek, Greco…..
    Que vergonha!

  16. Mais um belo texto amigo Andel. Realmente, é a decadência total. Eu sempre achei ele um flapress de sp, quer dizer gambápress. rsrs

  17. ESPETACULAR!!!

    Que alguém mostre a ele e que esse texto o faça sentir vergonha de si mesmo!!!

    Vou copiar e colar no meu Face.

  18. Muito legal! Eu, logo que vi o posicionamento do Juca, escrevi para ele mostrando a sua postura hipócrita e citando o seu passado. Este texto poderia ser enviado para o blog dele. Sds Tricolores…

  19. Concordo com tudo o que você escreveu!
    Ótimo texto, Andel.

    Abraço
    Raoni

  20. Pra mim sempre foi e sempre será cínico e mentiroso. E se “lutou” por “causas” é porque tinha algum interesse regado por debaixo dos panos.

Comments are closed.