Peneiras… (por Walace Cestari)

saudade by .

…saudades e realidades

Seu Oscar é assim. Tricolor roxo. Aliás, roxo não, grená. Verde e branco também, claro. Acompanha o noticiário do Laranjal, alguns treinos e todos os jogos. Obviamente abriu mais sorrisos que verteu lágrimas. Ultimamente tem andado de ressabiado a levemente satisfeito. Leu nos jornais que o Flu organiza uma peneira no folclórico estado do Acre para descobrir novos talentos. Não deu para decifrar a cara de Seu Oscar dessa vez.

Por um lado, passou-lhe pela cabeça a ideia de que buscar reforços no longínquo do tempo e espaço poderia ser uma boa coisa. Crianças que podem virar craques. E dar chance aos moleques do interior de mostrar algum serviço com a bola nos pés. Mas Oscar tem ciclotimia. Uma bipolaridade típica. Ou atípica, quem sabe? Seu outro lado imagina a existência já de empresários e afins mexendo em uma carreira que nem sequer ainda existe. Tentou lembrar-se do último craque acriano (Bechara nos manda grafar dessa forma). Não conseguiu balbuciar o nome nem do primeiro.

Seu Oscar esfregou os olhos e mudou de página. É preciso ver o que há hoje. E era a semana do aniversário de Fred! Deu saudades. Sim, pois parece que o Capitão, por mais que esteja se recuperando bem só deve voltar em 2014. Aproveitando o plano de saúde, também estará Carlinhos, outro que pode desfalcar o clube pelo restante da temporada.

A pulga que vive atrás da orelha de Seu Oscar começa a mordiscar-lhe o lóbulo. Além disso, vê a notícia de que Cavalieri servirá à seleção e de que serão quatro jogos sem o Paredão. A CBF reluta em liberá-lo para apresentar-se mais tarde. Algo que a Federação Colombiana permitiu a Valência. Seu Oscar se assusta. Valência? Ele não está machucado? Como ele nunca está machucado para jogar pela Colômbia, mas o mesmo nunca de vezes tem condições de vestir o uniforme dos Guerreiros? Valência é o maior mistério dos jogadores do Flu. Ou um jogador da Colômbia que treina no Brasil. Vai saber.

O desânimo de Seu Oscar aumenta quando vê a dura tabela dos próximos confrontos: Inter, Vasco e Grêmio… Pedreiras. Os moleques darão conta. Onda de euforia. Lembrou-se do encantamento pela ousadia de Biro-Biro, pela segurança de Rafinha, pela personalidade de Ronan entre as outras crias de Xerém. Deixou escapar um sorriso. O futuro bate à porta promissoramente.

Na nota final do periódico, há a sinalização de um acordo quase pronto para garantir a volta de Darío Conca. Voltou os olhos para a tabela. A esperança e o pessimismo guerreavam em uma conclusão que parecia levar o Fluminense a ficar mesmo ali pelo meio da classificação. Que pena. O olhar para 2014 faz pensar que mereceríamos cenários melhores… Quem sabe não vêm? Afinal, franziu a testa Seu Oscar, para contrariar a lógica, existe o Fluminense.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

http://www.editoramultifoco.com.br/literatura-loja-detalhe.php?idLivro=1184&idProduto=1216

DR DISCUTINDO RELAÇÕES by .