Está muito difícil torcer por nosso amado Fluminense no ano de 2013. Durante o ano não passamos de um time que se especializou em obter insucessos em clássicos ou jogos contra times chamados grandes. Outra característica marcante dessa temporada é a de levantar defuntos. O atual campeão brasileiro é a chance de todo time em crise ou da parte de baixo da tabela de ganhar 3 pontos e algum fôlego para as próximas rodadas.
Hoje enfrentamos um baba de time, com jogadores de nível muito ruim, como os casos de uruguaio ou paraguaio, sei lá, e Ernane, ou improvisados e sem ritmo de jogo, como o André Santos. Ainda assim, fomos inferiores ao adversário durante os 90 minutos da partida. Mesmo quando ainda estava 2×1 para o adversário, não tivemos a mínima força para tentar o empate.
É uma situação que não tenho como descrever senão como ridícula. Um elenco milionário, que não sei bem, mas deve estar entre pelo menos os cinco mais caros do Brasil com uma zaga que deprime o seu torcedor, um câncer que ocupa a frente da zaga, Felipe no meio de campo e um ataque inoperante.
Vanderlei perdeu sua invencibilidade à frente do Fluminense em um jogo em que merecemos a derrota. Se nos três jogos anteriores fizemos um 1º tempo muito ruim e nos recuperamos no 2º, hoje mantivemos a atuação medíocre na 1ª etapa durante os 90 minutos em campo.
Isso, eu volto a repetir, contra um time que beira o medíocre. Então, o que faltou? Primeiro faltou disposição. Viu-se em campo desde o 1º toque na bola o time adversário nos imprensando em nossa defesa, não deixando que tocássemos a bola (o que já é naturalmente difícil para um time que tem 2 zagueiros do nível dos nossos e o câncer em campo).
Fizemos nosso gol único logo por volta dos 15 ou 20 minutos do 1º tempo, quando o adversário já era claramente superior a nós. O gol nasceu de uma “pixotada” de um dos horrorosos zagueiros deles. A bola caiu nos pés do Sóbis que não perdoou. Importante observar que mais uma vez nosso gol não saiu de uma jogada trabalhada.
Depois, como é a tônica do ano, sofremos gols a partir de falhas nossas. Se dessa vez não foram falhas bizarras como no jogo contra o Vasco, foram erros bobos que um time profissional da 1ª divisão do Brasil não tem o direito de cometer.
O 1º gol surgiu de um contra-ataque a partir de uma falta a nosso favor no campo de ataque. É imperdoável o time ser surpreendido da forma que foi e ainda com jogada passando pelos pés do muito lento André Santos. Nossa organização lembrou a de um time de pelada em dia de churrasco e cerveja.
O 2º gol não precisa falar muito, é o bastante dizer que a nossa zaga, dessa vez representada pelo Digão, como poderia ser Euzébio, Gum ou Anderson, conseguiu tomar um gol de letra do péssimo centroavante do time adversário. Coisa muito triste de ver.
Fomos para o 2º tempo com a justa derrota nas costas e voltamos para o 2º tempo como se não estivéssemos atrás do placar. Isso porque, o time na frente ou atrás no placar, demonstra a irritante lerdeza do futebol que acostumou a jogar com o técnico anterior. A rotina é o toque de bola de um lado para o outro entre os zagueiros e o câncer, que nada, absolutamente nada, acrescenta ao time, seja no ataque (onde é ridículo) ou na defesa. Aliás, o que foi a sua tentativa de drible na linha de fundo na metade do 2º tempo?
Em todo o time o único que se salvou hoje foi o Sóbis. Além de ter feito os 2 gols do time, é um dos poucos que mostrou tesão de ganhar. Nosso atacante, que não deveria sequer ser titular, pois é muito lento para formar o ataque com o Fred, foi o único a disputar cada bola com vontade de realmente ganhá-la. Carlinhos que vinha sendo o melhor em campo ao lado de Sóbis, hoje teve atuação muito ruim.
Fred não tem participado do jogo, mas não o vejo como culpado disso. Temos hoje o melhor centroavante do futebol brasileiro (não somente do campeonato brasileiro). Mas não sabemos como aproveitá-lo e o subutilizamos. O fato de termos um meio de campo inoperante e um atacante como o Sóbis ao seu lado o alija por completo das partidas. Vanderlei não tem tarefa fácil, mas precisa tentar arrumar peças que possam dar a oportunidade ao Fred de participar das partidas.
Temos somente três dias para juntar os cacos e tentar alguma coisa na partida de quarta-feira, contra o Corinthians, que está em franca ascensão no campeonato. A coisa está muito feia para o nosso lado. Isso porque Abel saiu dizendo que Vanderlei iria pegar um time pronto. Imagina se o time estivesse desorientado e desarrumado?
O planejamento tão falado pelo Rodrigo Caetano que, como já venho falando há muito tempo, foi totalmente equivocado, está mais uma vez sendo cobrado dentro do campo.
Acredito que pelo menos o Vanderlei vai dar um jeito no time para que não passemos por sofrimento no final do ano. Mas imaginar alguma coisa diferente disso, pelo menos por ora e sem perspectiva de contratações, é tarefa hercúlea e recheada de excesso de otimismo. Acho que a mentalidade do momento tem que ser a de equilibrar o time e fazê-lo jogar alguma coisa, sacando peças inúteis e que entregam a maioria dos gols que tomamos. O que vier depois é consequência.
Marcelo Vivone
Panorama Tricolor
@PanoramaTri
Foto: www.lancenet.com.br
http://www.editoramultifoco.com.br/literatura-loja-detalhe.php?idLivro=1184&idProduto=1216
Vivone, nota dez pra vc e pros seus “comentaristas”. Nota zero pro time do Fluminense, Rodrigo Caetano e diretoria.
Triste ver aquilo ontem. O DP devia ministrar Viagra em todo o time.
E se segura aí pq a coisa vai piorar!
Abs.
Vivone, concordo com tudo.
Pra ser conciso: se mudanças não acontecerem ( como em 2009 ) , passaremos por maus bocados. Infelizmente essa é a verdade.
ST
Ola Marcelo, sou tricolor desde o dia que nasci, 33 anos. Acompanhei nosso time em todos os momentos da sua centenária vida. Nunca assisti ao clube jogar in loco, pois moro no interior de Minas, sendo que brevemente pretendo realizar este sonho, indo ao Maraca e no clube em Laranjeiras. Acompanhei nosso time na terceirona escutando pela rádio. Chorei abraçado ao meu pai em 2008 naquela fatídica final. Enfim, mas ontem fiz algo inédito na minha vida de torcedor. Desliguei a TV na metade do 2º tempo. Não aguentei mais assistir aquilo. Que time escroto, sem garra, sem vontade de vencer. Perder é do jogo, mas perder de maneira tão ridícula é inaceitável. Estou me sentido humilhado, isto mesmo humilhado.Com vergonha do meu time. 2013 já era, vamos brigar pra não cair…
Muito bom !! Vivone Parabéns !!!
Abraços,
Jorand
Obrigado, Jorand.
Estou fechando o barrraco e me mudando apra 2014. Este ano já era e se não mudar radicalmente vamos ficar na zona do rebaixamento. Se cair a culpa será dos nossos dirigentes, que apostaram errado e mantém a impáfia.
Vivone:
Jorge, espero que não cheguemos a tanto. Acho que um mínimo de jeito, mesmo tendo várias carências no elenco, o Vanderlei vai dar.
Abraço.
Marcelo, hoje foi realmente duro de engolir o jogo! Ver de um lado o Léo Moura correndo, driblando e dando passes e do outro o Carlinhos parecendo um morto-vivo. Outra coisa é ver o Edinho passar o jogo todo tentando armar jogadas… pode isso ser verdade? Não temos outro jogador pra fazer isso??? Me irrita profundamente!
O time do Fluminense parece jogar com os calções abaixados no tornozelo, correndo sem poder abrir muito as pernas.
O Luxemburgo tem que começar a desmontar a “panela” que tem nesse time, botar gente pra fora e arrumar a casa, depois dar prioridade a copa do brasil, onde é mais fácil conseguir uma vaga na próxima Libertadores.
S.T
Vivone:
Vicente, tá muito feia a coisa e começo a achar que somente uma revolução como a de 2009 pode devolver a vontade de ganhar q ficou perdida em algum lugar de 2012, mais precisamente na vitória sobre o Palmeiras. Desde então não fomos mais um time de verdade, inclusive nas 3 partidas finais daquela competição.
Sobre o câncer eu nem tenho mais o que falar. Aquela tentativa dele de jogada na linha de fundo pela direita fala por si só. O que foi aquilo?
E acho que o Luxemburgo vai tirar quem for preciso. Vamos ver.
Abraço.
Nosso time é uma vergonha, do inicio ao fim. O ano de 2013 acabou. Friso mais uma vez: rezo pelos 46 pontos, e só. Se vier algo a mais, melhor!! Acredito que na Copa do Brasil dificilmente passaremos pelo Goiás, time bem arrumado, nada além disso; mas o suficiente para nos vencer…a que ponto chegamos?
A Diretoria foi extremamente incompetente no que diz respeito ao futebol profissional, lamentável….temo ser vergonhosamente derrotado na quarta-feira, amigo Vivone…espero que meu temor seja infundado…ST.
Vivone:
Andrei, tá muito ruim mesmo. O planejamento está mais do que provado que foi muito infeliz.
Vanderlei está tentando, mas faltam peças para ele melhorar o time.
Quarta-feira vai ser pedreira, mas do jeito que estamos jogando qq partida é difícil. Basta dizer q fomos totalmente dominados hoje por essa piada de time que era o adversário.
Um abraço.
Como foi muito bem dito na primeira frase da cronica esta muito dificil torcer pro nosso Flu esse ano mesmo, mas tenho esperanca de que o Vanderlei vai achar alguem pra substituir os horrorosos EDINHO, LEANDRO EUSEBIO e o esforcado porem fraco GUM, na base devem ter garotos que se nao tiverem recursos tecnicos de primeira linha tenham pelo menos tesao de jogar pelo FLU, o Eduardo machucado e cansado faz muito mais do que o WAGNER. Diguinho que sempre foi ciriticado pela maioria da torcida esta dando um banho de futebol no LEPROSO do EDINHO, todo mundo fala que Deco eh um ex jogador que ainda esta atuando, o que dizer de LEANDRO EUZEBIO que nunca foi jogador e tb continua atuando? Vanderlei deu declaracao de que nao vai cobrar reforcos agora, nem acredito que deva, mas isso nao quer dizer que tem que manter o time do Abel, tira logo esses cancerosos do time!
Vivone:
Paulo Vitor,
Por mim os dois não seriam sequer escalados para o banco.
Vamos torcer para a coisa se arrumar o mais rápido possível. Do jeito que tá, vai ficar difícil.
Abraço.