Sabemos bem da importância de cada jogo e isso ouvimos da própria boca do treinador tricolor, que faz questão de dizer que o próximo jogo sempre será o mais importante. Devemos pensar jogo a jogo, e focar na disciplina, técnica, raça e vigor, fatores que não estão faltando nas Laranjeiras e que estão em equilíbrio no grupo de jogadores. O campeonato entra em sua reta final, eis que começa o segundo turno, mas começa com uma maratona que será determinante para o futuro da competição, pois os próximos seis jogos serão disputados duas vezes por semana.
O Fluminense terá uma sequência que parece ser fácil, mas pode ser uma armadilha: pegará por ordem Corinthians (C), Figueirense (F), Santos (C), Inter (F ), Portuguesa (F ) e Atlético-GO ( C). Parece uma tabela que apenas o jogo contra o Inter – teremos uma certa dificuldade, mas paremos para analisar cada candidato sem olhar o para a tabela e veremos que a Portuguesa e Figueirense jogarão em seus domínios, buscando a vitória. Mas talvez não seja assim tão difícil bater essas duas equipes, pois o Fluminense já mostrou ser o visitante mais indigesto dessa competição.
O Inter é possivelmente o time que o Fluminense encontrará mais dificuldade, mas poderemos surpreender e vencer como aconteceu em 2011, quando venceu por 2 x 1 com uma atuação de gala do nosso maestro Deco. Isso sem contar a Libertadores.
O Fluminense luta diretamente com o Atlético Mineiro, que está fazendo junto ao técnico Cuca um excelentíssimo campeonato, o que é surpresa para todos os jornalistas, torcedores e amantes do futebol – ninguém apostou no nível técnico que a equipe de Ronaldinho Gaúcho poderia oferecer. E, mais que isso, o Galo tem uma arma fatal: o Independência se tornou um caldeirão.
O Galo possui uma tabela que talvez pareça ser mais fácil que a Fluminense, mas as armadilhas são maiores, pois o Atlético de Minas irá enfrentar nos seis jogos quatro times que disputam para fugir da zona de rebaixamento; os adversários do clube mineiro são por ordem: Ponte Preta (C), Corinthians (F), Bahia (F), Palmeiras (C), São Paulo (C) e Náutico (F). Dos jogos, o mais difícil parece ser o São Paulo – apesar de ser em casa, o clube de três cores da capital paulista, estará brigando por uma das vagas pela Libertadores e talvez pensando em título. As armadilhas podem ser nos jogos contra o Corinthians – que jogará no Pacaembu – e Náutico – que jogará nos Aflitos -, sendo o campo em Recife um problema para quem enfrenta o Timbu em seus domínios.
Fazendo essa comparação, o Fluminense talvez só perca pontos no jogo contra o Inter e se sofrer alguns revés, em algum dos jogos fora contra a Lusa ou o Figueira, pela dificuldade de jogar contra times que se encontram no desespero. Já o Galo poderá tropeçar em três das seis partidas: Corinthians, São Paulo e Náutico poderão dificultar e vender caro os três pontos.
Com tudo isso, caro torcedor, o Fluminense precisará de você!
Você para dar o apoio necessário à vitória e fazer valer o mando de campo.
O Fluminense é você e você é o Fluminense.
Contamos com o apoio de cada um de vocês, nas arquibancadas do Stadium Rio (o popular Engenhão).
Luis Brito Corrêa
Panorama Tricolor/ FluNews
@PanoramaTri
Contato: Vitor Franklin
D’Alessandro está voltando de contusão. E sem ter com quem jogar, pois Oscar foi embora e Dátolo só vive no DM. E talvez Damiao esteja na Seleção, no dia 09 Setembro, na 23ª rodada.
E maos, o Inter só venceu 53% dos jogos em casa.