Há exatos 111 anos, nascia a maior paixão dentre milhões de brasileiros: o Fluminense Football Club.
Criado para ser um clube do antigo esporte bretão conhecido como “football”, quando ninguém conhecia este esporte no Rio de Janeiro, o Fluminense nasceu para o futebol, foi a gênese do futebol no Rio de Janeiro e um dos propulsores no Brasil daquele que é o esporte mais popular do planeta!
Foi visionário, pois isso tudo aconteceu quando o esporte mais popular da cidade era o remo. E então, os outros clubes da cidade vieram a reboque! Nascido pro futebol, entre os grandes do Rio de Janeiro, só o Fluminense. Os outros, eram clubes de remo que migraram pro futebol. E um deles saiu do futebol do Fluminense.
O Fluminense se confunde com a história desse esporte no país! Construiu seu estádio para que a seleção brasileira tivesse uma casa no Sul-Americano de 1919. O primeiro gol do Brasil em uma Copa do Mundo foi feito por Preguinho (foto abaixo), que não era só jogador de futebol pelo Fluminense. Naquela época, amadora, ele era campeão por outros esportes também.
Houve uma cisão gerada por um tal de Borgeth que não aceitava a organização do clube, resolveu sair do Fluminense e pedir guarita num clube de remo, o do Flamengo. E levou consigo outros dos melhores jogadores do plantel! E logo no primeiro Fla-Flu, o Fluminense mostrou ao filho bastardo quem era o rei do pedaço!
Em 1923, o Fluminense mostra sua fidalguia. O Vasco não poderia disputar seu primeiro campeonato carioca, por não ter estádio. O estádio das Laranjeiras foi usado e o Vasco não só pode disputar o campeonato como sagrou-se campeão! E hoje temos que ouvir dos vascaínos um monte de aberrações porque entraremos pelo melhor lado no Maracanã, a casa do Fluminense até pelo menos daqui a 35 anos!
De tanto ceder atletas as seleções olímpicas e por incentivo aos mais diversos esportes olímpicos o Fluminense é o único clube a ganhar do COI a Taça Olímpica!
Até avião para o Brasil na Segunda Guerra Mundial o Fluminense comprou, através de cotização entre seus sócios! E por aí vai….
Em campo, muitas conquistas, muitos ídolos, uma legião de fãs apaixonados pelo clube por todo país e pelo mundo. Em 1952 é campeão mundial de clubes num torneio disputado no Rio de Janeiro. Cariocas foram 31, e foi o maior vencedor deles enquanto o Campeonato Carioca era o mais importante campeonato do Brasil.
Em 1970, sagra-se campeão brasileiro depois de ter conquistado dois torneios Rio-São Paulo (ensaio para um torneio nacional).
Na década de 70, ganha um tĩtulo atrás do outro e cria a Máquina Tricolor com Rivelino, Doval, Paulo Cesar Caju, Edinho, Rodrigues Neto, Dirceu, Mário Sérgio, Pintinho… Uma constelação de estrelas e um time bicampeão carioca que não só foi campeão brasileiro pelos caprichos do futebol.
Na década de 80, um time vitorioso nos dá o tricampeonato estadual, quando os da Gávea eram a sensação do país, e conquista o segundo Brasileiro!
Em 1995, o Fluminense desacreditado, combalido financeiramente por má administrações, acerta um petardo na arrogância rubro-negra, no ano do centenário deles e com Romário, melhor do mundo à época, fazendo parte do elenco rubro-negro! Delírio total!
Em 2007, um título que mudaria a história do clube por fazer pensar na possibilidade da volta de uma administração profissional no clube (mesmo que o seu presidente à época fosse um boquirroto) e que quase nos levou ao título da Libertadores no ano seguinte. O Fluminense sagra-se campeão da Copa do Brasil, o segundo torneio mais importante do país na atualidade.
Em 2009, o ídolo Fred chega ao clube para ser um dos jogadores mais vitoriosos e identificados com o Fluminense em toda a história. E nos últimos três anos, mais glórias: dois títulos brasileiros que elevaram para quatro o número de conquistas deste campeonato. Só alegria!
Enfim, uma história de pioneirismo, garra, conquistas, superação (não nos esqueçamos que estivemos na terceira divisão do campeonato brasileiro) e de amor… Muito amor por parte de sua torcida!
Uma história que se confunde com a história do futebol na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e no país! Um clube que não ficou só na história! Com muita dificuldade vem lutando para sair do atoleiro financeiro deixado por sucessivas administrações passadas e ao mesmo tempo conquistando títulos e novos torcedores.
O passado tricolor é glorioso!
O presente é de conquistas e reorganização interna!
O futuro será fantástico!
Parabéns, tricolores!
Parabéns, Fluminense Football Club!
Obrigado, Fluminense, por você existir em nossas vidas!
Marcus Vinicius Caldeira
Panorama Tricolor
@PanoramaTri
Parabéns tricolores …