O futuro II (por Marcelo Vivone)

passado-presente-futuro

Contratações

Pelas notícias, ou falta delas no caso do Flu, que têm sido divulgadas, não parece que o Fluminense esteja disposto a contratar nesse período de treinamento e preparação para o restante da temporada.

Vejo isso com preocupação, visto que sinto a necessidade de reforço do time para a conquista do pentacampeonato. Não quero dizer com isso que, em caso de confirmação da ausência de reforços, não possamos levantar o caneco. Mas acho que nesse momento, com base em tudo o que foi produzido esse ano, não estamos entre os 3 favoritos ao título. Com o elenco atual, compomos apenas o bloco dos 6 clubes com chances de conquistá-lo.

A não intenção de contratação da diretoria, se confirmada, é considerada por mim um equívoco, mas, nesse caso, parece-me muito mais um erro imposto pela irresponsabilidade da Receita Federal, que resolveu quebrar o acordo firmado há mais de 1 ano entre as partes, e bloquear as receitas do tricolor.

Receita Federal

Grande sacanagem o que está sendo feito com o Fluminense pela Receita Federal. Ainda mais, se compararmos as benesses que o clube de remo da Gávea vem recebendo do governo federal.

Já descreveram bem a situação: dois pesos e duas medidas.

O mais grave é que o Fluminense vem negociando e pagando, desde a chegada da nova diretoria, todas as contas atuais e quitando, na medida do possível, o passivo. Enquanto o clube da Gávea continua sem qualquer ação nesse sentido e tendo a maior dívida com o estado de todos os clubes brasileiros.

É mais uma ação vil dos que querem transformar o campeonato brasileiro em um tipo de campeonato espanhol, com a repartição dos títulos e das receitas entre apenas 2 clubes. Acontece que o clube da Gávea sequer tem competência para ser um desses clubes, nem com todo o empurrão e a campanha de bastidores que tem sido feita. Torcida grande não é tudo.

A negociata está tão forte, que, não bastasse a enorme quantia que é destinada há anos ao clube nas cotas de TV, esse ano foi inventado um patrocínio milionário da Caixa (com dinheiro meu, seu e de todo o cidadão brasileiro) e agora surgiu mais esse trabalho da Receita Federal.

É mais uma prova de que o caminho de volta ao gigantismo do passado que o Fluminense tomou após Peter ter assumido a presidência está incomodando muita gente.

Não tem outra forma de descrever: grande sacanagem!

Divisão de base

Com a provável falta de fôlego financeiro para investir em grandes contratações, a solução para os problemas que temos no elenco deve vir de Xerém. Na última coluna, alguns leitores comentaram que a garotada que está subindo para o profissional não é tão boa quanto pensa a torcida.

Nos casos de Samuel, Michael e Fábio Braga, acho que é isso mesmo. Já em relação a Eduardo, Higor e Patinho (os 2 últimos estão emprestados) vejo potencial, mas precisam ainda ser testados e provar seus valores. Rafinha e Renan parecem ter muito potencial, mas tal e qual Eduardo e companhia, ainda é necessário que ganhem espaço para possam mostrar todo seu valor.

Elivelton, Wellington Carvalho e Renan parecem que darão caldo. Elivelton já teve algumas oportunidades e foi sempre bem. Os outros dois jogaram em muito poucas oportunidades.

Certezas de sucesso para mim, hoje, somente Marco JR e Igor Julião. Marco JR já teve várias oportunidades e, principalmente na sua chegada ao profissional, provou ter muito valor. Igor Julião nas poucas vezes em que foi chamado não decepcionou e jogou com desenvoltura surpreendente.

O ideal seria mesclar 2 contratações de jogadores definitivos, um para a zaga e outro para o meio campo ofensivo, com a promoção de alguns desses garotos a titulares do time. Igor Julião, Elivelton ou Wellington Carvalho e Rafinha já deveriam ser colocados para jogar a partir de julho como titulares.

Seremos ainda brindados com a volta de Deco aos gramados, mas, infelizmente, não sabemos por quanto tempo poderemos contar com ele antes que se contunda. É hoje um jogador com quem não se pode contar para a formação de um elenco. Se estiver em condições de jogo, ótimo. Caso contrário, tem que existir alguém de qualidade para assumir a vaga.

Marcelo Vivone

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Imagem: http://oalvorecer.com/

 

ANUNCIO 1995

 

 

2 Comments

  1. Vivone, o que escrevestes é tudo o que penso. Sem tirar, nem pôr.

    Saudações tetracampeãs!

Comments are closed.