Olimpia ou Tigre? (por Mauro Jácome)

OLIMPIA

Quem é melhor enfrentar: Tigre ou Olímpia? Resposta difícil. O Olímpia, inegavelmente, é muito mais time. Teoricamente, é um adversário bem mais difícil de ser batido. Na primeira fase da Libertadores, fez a terceira melhor campanha e foi o ataque mais positivo, ao lado do Atlético Mineiro. Com esses predicados, poderíamos falar, sem pestanejar, que o ideal é que o adversário do Fluminense na próxima fase seja o Tigre. Será mesmo? Não sei.

Vi vários jogos do time argentino e afirmo: o Tigre só chegou até aqui graças ao antijogo e à violência. Batem muito. Na mãe, se preciso for. Tem um lateral esquerdo cabeludinho, Lucas Orban, que tem cara de moça, mas joga como se num ringue de MMA estivesse. Naquele jogo contra o São Paulo, pela final da Sulamericana, que só teve o primeiro tempo, quase quebrou o nariz de Lucas.

Colocando na balança, essa violência como estratégia de jogo, equilibra a dificuldade. Fico pensando, então: é melhor pegar um bom time, que procura o jogo, ou um time inferior, bota inferior nisso, que usa a violência para compensar suas deficiências?

Vamos prosseguir analisando as vantagens e as desvantagens. E o fator campo? Caso se classifique, O Olímpia, por ter campanha superior a do Fluminense, decidirá em casa. Passando o Tigre, a decisão da vaga às semifinais será nos domínios tricolores. Então, a pergunta de sempre: é melhor decidir a vaga em disputas mata-mata em casa ou fora? Longe do consenso, prefiro decidir na casa do adversário. O segundo jogo tem muito mais pressão. Sabendo explorar esse fator, o visitante consegue a classificação. O Fluminense tem um perfil diferenciado nesse aspecto: joga melhor nas situações mais difíceis.

O leitor deve ter percebido que, ao contrário de muita gente, tenho uma leve queda por preferir o Olímpia. Certo que, quem quer ser campeão, deve passar por cima de qualquer adversidade, mas uma ajudinha do destino não faz mal a ninguém.

Independentemente do adversário, essas duas semanas caíram do céu. Vários jogadores precisam de cuidados físicos e técnicos. Gum vem de problemas e precisa voltar bem para formar dupla com Digão. Sonho, né? Até parece que o Abel abrirá mão de seu zagueiro preferido: Leandro Euzébio. Thiago Neves precisa melhorar seu condicionamento físico. A mesma necessidade de Fred. O capitão voltou no seu melhor estilo: comandou o time no placar e na liderança. É muito diferente um jogo com o artilheiro em campo. Sóbis, que vinha substituindo Fred com competência, terá tempo para se recuperar. É um jogador experiente e que marca gols importantíssimos. Wellington Nem fez um bom primeiro tempo contra o Emelec, mas ainda está longe daquele jogador decisivo de 2012. Precisa de uma atenção do Abel, principalmente, orientando-o a procurar melhor os espaços do campo, pois tem dificuldade para se desvencilhar da marcação.

OFF TOPIC

Hoje, tem convocação da Seleção Brasileira para a Copa das Confederações e, num momentos desses, o esporte preferido do brasileiro é tentar adivinhar o que passa na cabeça do técnico. Quem o Felipão irá convocar? Meus palpites:

Goleiros: Cavallieri, Jeferson, Júlio César.
Laterais: Daniel Alves, Jean, Marcelo, Adriano.
Zagueiros: Thiago Silva, David Luiz, Dante, Réver.
Meias: Paulinho, Fernando, Ramirez, Oscar, Ronaldinho Gaúcho, Jadson, Lucas.
Atacantes: Neymar, Fred, Hulk, Pato, Jô.

Vamos ver quantos pontos faço.

Mauro Jácome

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

GOL DE BARRIGA MAIO

4 Comments

  1. muito bom maurao… eu sinceramente nao consigo escolher se prefiro definir fora ou dentro de casa…………..kkkkkkkkkkkk

  2. Jácome, prefiro o tigre.
    Quero sempre decidir em casa.
    ST!

  3. Sinceramente, prefiro o Tigre. Sei que eles batem pra cacete, mas para por aí. Além disso, a torcida deles não faz pressão como a do Olímpia. O time do Olímpia é bem treinado, tem bons jogadores e está seco pelo título da LA. Além disso, fazemos o segundo jogo em casa.

  4. Para passar de ase o Flu terá que superar uma série de dificuldades, dentre elas: o adversário (obviamente), a falta de estádio (grave), o mau preparo físico dos atletas (sintomático), a suspensão do Deco (??), o baixo índice de gols marcados (preocupante), os jogadores no estaleiro (sai um, entra outro), a falta de ritmo do TN e a má fase do Nem (estranho), a incompetência dos zagueiros (só o Abel acha que tem uma boa zaga) e a falta de confiança da equipe (se retrai muito e dá espaço pros adversários). Com esse quadro é difícil ganhar até do Bangu.

Comments are closed.