Continuo hoje a falar da montagem do elenco para o ano de 2015. Lembro que nas 2 colunas anteriores sobre o tema (http://www.panoramatricolor.com/2015-unimed-e-elenco-parte-i-por-marcelo-vivone e http://www.panoramatricolor.com/2015-unimed-e-elenco-parte-ii-por-marcelo-vivone), considerei certas as permanências de Conca e Cícero e, talvez, Wagner. Considerando ainda alguma pouca possibilidade para a continuidade de Cavalieri e Fred.
E, na última coluna, tratei da montagem do elenco para o gol, as laterais e a zaga. Hoje, portanto, finalizo o assunto falando de meio de campo e ataque.
Começo pela parte defensiva do setor de meio de campo. Para a posição de contenção contaria apenas com Edson, que seria o titular do ano que vem. Acho que o jovem Willian que entrou em alguns jogos do fatídico ano de 2013 poderia ser um bom reserva para a posição.
Vou colocar as demais 3 posições da “meiúca” juntas, isso porque formaria o time titular do ano que vem com Cícero, Wagner e Conca. Isso, claro, se Wagner mantiver a qualidade que tem apresentado no 2º semestre de 2014. Ficaria com esse jogador pela expectativa de continuidade de seu atual futebol.
O meio de campo titular seria, portanto, formado por Edson, Cícero, Wagner e Conca. Sem dúvida, teríamos no setor mais importante de um time uma formação muito forte e já entrosada.
Do elenco atual teríamos para a suplência o Rafinha, que, apesar de, para mim, ser um dos jogadores supervalorizados advindos de Xerém, tem condições de ser o reserva da posição de segundo volante da equipe, e Gustavo Scarpa. Vejo nosso jovem meia com potencial até para compor a equipe titular em alguns momentos. E, para composição do elenco nas posições de meia, poderiam ser avaliados outros jovens, Lucas Patinho, Higor e outros.
Há ainda a possibilidade de, ao longo das partidas, avançar Cícero, sacar Wagner e compor o setor defensivo do meio de campo com um dos suplentes, ou ainda a utilização de Scarpa. Vejo nosso setor de meio de campo forte e com flexibilidade de mudanças em vários jogos.
Toda a análise acima parte do pressuposto que Wagner continuará em 2015. Caso esse jogador seja negociado, os dois meias da equipe seriam evidentemente Conca e Cícero e teria que ser resolvido o problema do segundo homem de meio de campo, provavelmente, com a contratação de um jogador. Não acredito em Rafinha como solução.
Na frente, claramente o elenco se ressente de um atacante de velocidade a habilidoso, que tenha capacidade de realizar as jogadas pelas pontas e de puxar contra-ataques. Esse jogador, sem dúvida, tem que ser buscado no mercado. E essa posição seria a minha escolhida por mim para fazer o maior investimento possível que o orçamento do ano que vem permita.
O camisa 9, em princípio, precisaria ser contratado. E é bom o torcedor se acostumar com um nome bem mais modesto que o de Fred.
As opções que temos hoje para homem de área seriam o próprio Frederico, que hoje tem um custo muito alto para o muito pouco que produz, além de seus problemas extracampo, como se cuidar para aguentar a sequência de jogos, firmar um compromisso com a diretoria de expor muito menos os clubes na imprensa e nas mídias sociais etc. Michael, que é um jogador que gosto muito, mas não acredito estar pronto para a responsabilidade de ser o nosso camisa 9 titular. Walter, que já mostrou que não tem o profissionalismo suficiente para vestir a camisa do Fluminense e Sameul, que, em minha opinião, deve continuar emprestado ou ser definitivamente negociado.
Portanto, vejo a composição do ataque titular como um grande problema para a próxima temporada.
Para a reserva das posições da frente, consideraria Kenedy como uma das primeiras opções. Apesar de defenestrado pela torcida e do lamentável gesto de silêncio para a sua própria torcida, ocorrência explicada pelo misto de seus apenas 17 anos de idade e os maus exemplos dados ao longo do ano por seus próprios companheiros de equipe, vejo nesse garoto grande potencial de futuro. Não podemos esquecer que ele tem apenas 17 anos.
Robert precisa ter mais oportunidades. Esse jovem de apenas 17 anos é tratado como a melhor revelação de Xerém dos últimos tempos, mas sofreu um acidente no meio do ano e, quando voltou ao elenco, não teve uma única chance de atuar. Sinceramente, não sei sequer se ele comporia o elenco na função de quarto jogador de meio de campo ou segundo atacante, mas esse menino precisa ter oportunidades no ano que vem.
Gerson é uma promessa que está chegando agora e deveria compor o elenco profissional de 2015.
Os jovens atacantes Biro Biro e Matheus Carvalho devem ser negociados. O primeiro, apesar de na minha visão ser um reserva de nível razoável e que poderia ser útil em 2015, deveria ter sido acionado inúmeras vezes ao longo do corrente campeonato, isso porque é o único jogador do atual elenco que se aproxima do jogador de velocidade de que tanto carecemos. Como foi testado apenas 1 vez em todo o 2º semestre, parece que a opinião do treinador e do clube é de que ele não serve. Portanto, não há motivo de continuar com ele. Já Matheus Carvalho é fraco e seu contrato se encerra no final do ano.
Por fim, lembro que toda a análise que fiz ao longo das 3 colunas em que tratei da montagem do elenco do ano que vem, leva em consideração a provável realidade financeira do clube em 2015. Alguns jogadores que considerei como bons reservas e até titulares poderiam não estar na minha lista se vivêssemos tempos de pujança financeira.
Panorama Tricolor
@Panoramatri @Mvivone
Imagem: google
Quanto aos garotos da base amigo,considero que devemos aproveitar Fernando,elivelton (como reserva),higor,gustavo e gérson.No ataque aproveitarei deles apenas o matheus carvalho nas partidas que atuou contra itália e críciuma marcou gols e teve boa atuação nessas partidas.Deveria ter mais oportunidades.No gol manteria marcos felipe como terceiro goleiro.Quanto a kenedy,biro biro e robert deveram ser emprestados. com relação a wellington carvalho,eduardo e kléver o mesmo.
Vivone:
Leonardo, sua expectativa em relação aos garotos é bem diferente da minha.
Um abraço.